• IFert


CONHEÇA O IFERT™ - ÍNDICE DE FERTILIDADE NA IATF

O QUE É IFert™

O IFert é um índice exclusivo da CRV Lagoa capaz de predizer, com alta confiabilidade, a fertilidade de touros de corte em programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

É determinado através de avaliação estatística criteriosa de dados de prenhez à IATF e o selo é conferido aos reprodutores que emprenham acima da média. O objetivo desse programa é fornecer aos nossos clientes maior segurança e garantia na escolha do reprodutor.



COMO É GERADO

Os dados que retornam do campo são avaliados dentro de uma base de dados com quase 500.000 informações validades e 1.000 touros avaliados. A novidade é que a partir de 2020 os reprodutores serão reavaliados semestralmente, e não mais anualmente. Os critérios mínimos para o reprodutor ser avaliado é que tenha pelo menos 2 touros no lote, 30 diagnósticos de gestação (DG)/lote e 10 DG por touro/lote.

Na análise estatística é realizado um filtro em que os fatores ligados às fêmeas e ambiente são isolados, a fim de avaliar somente o fator touro dentro dos resultados da IATF.

Todos os reprodutores pertencentes à base de dados são comparados entre si (conectabilidade), com critérios estatísticos robustos, capazes de ajustar o potencial de fertilidade de todos os reprodutores dentro de uma única base de dados (contemporaneidade).

O QUE SIGNIFICA O SELO IFert

O selo único é a grande novidade para o IFert 2020. A partir de agora os touros cm fertilidade acima da média deixam de ser classificados como Superior/Elite em recebem o selo IFert. A adoção do novo selo tem como objetivo agilizar e facilitar a escolha dos touros.

Uma vez que seguimos critérios rigorosos de análises para certificação dos reprodutores, a existência de dois selos tornou-se desnecessária, visto que todos apresentam fertilidade superior.



QUAIS AS VANTAGENS EM UTILIZAR O IFert™ COMO FERRAMENTA DE ESCOLHA DOS REPRODUTORES?

As principais vantagens em utilizar o IFert™ como ferramenta na escolha dos reprodutores são:

• Aumentar a segurança na escolha de reprodutores para programas de IATF;

• Incrementar o número de animais nascidos de IA;

• Diminuir o número de fêmeas ressincronizadas e também diminuir o custo por prenhez da IATF;

• Garantia da fertilidade dos touros certificados para incrementar a taxa de prenhez à IATF;

• Distribuir a utilização de touros dentro dos lotes, considerando DEPs, pedigree, acasalamentos, assegurando resultados de concepção superior.

Clique na imagem abaixo e faça o download do folder com os touros certificados pelo IFert: