• Notícias

CRV Lagoa lança Anuário Raças Zebuínas de Corte 2010 com 46 novidades

Thell de Castro Corte Zebu 2 de outubro de 2009

Print Friendly and PDF



A CRV Lagoa lançou durante a Expoinel, realizada recentemente em Uberaba (MG), o Anuário Raças Zebuínas de Corte 2010, com reprodutores das raças Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã. “São 140 touros, sendo 46 novidades, que chegam para complementar ainda mais a bateria da Central”, ressalta Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da empresa.

Entre as grandes contratações, que comprovam que a CRV Lagoa é a Casa do Zebu Provado em Pista e em Prova, estão Missoni, Grande Campeão Nelore da ExpoZebu 2009, já campeão em produção de sêmen; Ravan, filho de Fajardo em vaca Ranchi que foi Campeão Sênior do mesmo evento; Iang, Reservado Grande Campeão da raça Tabapuã, e que é a continuidade da genética de Viúvo; e o reforço do Guzerá, General, Reservado Grande Campeão.

No segmento de provados, destacam-se os excelentes resultados obtidos nos Sumários: no Aliança 2009, dos 14 touros Top 1% para Índice Final, cinco deles estão neste anuário, entre eles CFM Ópio, PAINT Código e Canindé. No sumário CFM 2009, o destaque fica com CFM Olimpo, 3º melhor Índice CFM a frente de mais de 500 touros.

Na ANCP 2009, 38 touros são Top 10% para MGT e os destaques são: Lufo, Oceano, Onassis, Xangô, Nanzuque e Sapirão (Top 0,5%). No Sumário Embrapa/ABCZ 08, dos 10 maiores touros de IQG – Índice de Qualificação Genética – sete são da nossa bateria. Os Top são: 2689 de GL, Backup e 4605 PO Perdizes. No IZ, se destaca Tapuan.

Para fechar com chave de ouro, no Sumário PAINT Consolidado 2009, com mais de 34 mil touros avaliados, dos 10 melhores colocados a CRV Lagoa conta com nove touros para Índice Final e HGP e oito para Índice Desmama, considerando avaliações para pelo menos 100 equivalentes progênie. O número 1 fica com CFM Magnífico, o 2º melhor é CFM Notável e Xangô é o 2º melhor para Índice Desmama. “Isso tudo com muita harmonia, onde PAINT Esteio é o mais harmônico”, pondera Abreu.

Além da distribuição através dos consultores de campo da CRV Lagoa espalhados por todo o Brasil, a edição digital do Anuário Raças Zebuínas de Corte 2010 já está disponível no site www.crvlagoa.com.br.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando cerca de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2007/2008, foram comercializadas 6,7 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, perfazendo um total de 135 milhões de euros.