• Notícias

Definido o cronograma das avaliações finais do Centro de Performance CRV Lagoa 2009

Thell de Castro CP CRV Lagoa 24 de setembro de 2009

Print Friendly and PDF





Foram definidas as datas das avaliações finais do Centro de Performance CRV Lagoa, avaliação que é realizada no Confinamento Savegnago, que fica a poucos quilômetros da sede da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP). O teste começou em maio, contando em sua terceira edição com 450 animais de nove raças de Corte Zebuínas e Taurinas: Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Angus, Canchim, Senepol e Bonsmara, provenientes de 110 criadores de 12 estados e Distrito Federal.

Após a realização da pesagem inicial, da pesagem intermediária e primeira mensuração de circunferência escrotal (CE), aconteceu recentemente a reunião do Comitê das associações participantes, na sede do CP, onde foi anunciado o cronograma das avaliações finais da avaliação.

Nos dias 28 e 29 de setembro, serão realizadas a pesagem final, medição de circunferência escrotal, avaliações de CPMU e tipo. Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro será feita a ultra-sonografia de carcaça de todos os animais. O resultado final será conhecido no dia 10 de outubro. Os animais classificados serão comercializados em dois eventos comerciais: um leilão virtual no dia 24 de outubro pelo Canal do Boi, com os animais Top para Índice Final (Decas 1 a 3) e uma mega loja nas dependências do Confinamento Savegnago que acontecerá nos dias 25 e 26.

Além de obter a avaliação do animal, outro benefício para o pecuarista que participa do teste de performance é que os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e serem doadores de sêmen na CRV Lagoa. Mais de 20 touros Top Class das edições 2007 e 2008 do CP já foram escolhidos para serem doadores de sêmen e estão em coleta na Central, com doses disponíveis para pecuaristas de todo o Brasil.

O Centro de Performance CRV Lagoa é uma realização da CRV Lagoa e conta com a parceria e apoio do do Confinamento Savegnago, Fri-Ribe, Coimma, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac, Minerva, Aval, Tru-Test e Ouro Fino, além do apoio das associações das raças participantes.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando cerca de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2007/2008, foram comercializadas 6,7 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, perfazendo um total de 135 milhões de euros.