• Notícias

Touros da bateria CRV Lagoa estão entre os melhores do Sumário Aliança 2008

Thell de Castro Corte Zebu 3 de setembro de 2008

Print Friendly and PDF

Mais da metade dos 20 melhores de Índice Final do Sumário é da bateria CRV Lagoa

Foi publicada a edição 2008 do Sumário Aliança e, mais uma vez, os touros da bateria CRV Lagoa se destacam entre os reprodutores avaliados. Dos 20 melhores touros Índice Final no Sumário, 11 são da bateria da Central: PAINT Tuvicha, PAINT Esteio, PAINT Declarado, Orff AJ, CFM Ímpar, PAINT Impacto, Gurila, PAINT 48798, PAINT Pingo, Van Bastem e PAINT Athenas.

“É um grande resultado, já esperado pela qualidade da bateria CRV Lagoa. Alguns desses reprodutores, inclusive, contam com sêmen sexado à disposição dos pecuaristas, como PAINT Athenas e Van Bastem”, informa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da empresa.

Touro da safra 2002, PAINT Athenas é um dos maiores representantes do progresso genético do programa PAINT, com mais de 200 filhos, sendo Deca 1 em sete características avaliadas. “É Top no pós-desmama, líder para precocidade e musculosidade ao sobreano”, destaca Abreu. Já PAINT Impacto tem ótima prova e alta confiabilidade com mais de 2.200 filhos avaliados. “É o touro relativamente jovem com mais filhos avaliados, sendo Deca 1 em sete características”, completa o gerente.

Filho direto de Marisco, com apenas sete anos PAINT Esteio possui mais de 420 filhos avaliados no Sumário, sendo Deca 1 para 13 características. É destaque para conformação e musculosidade na carcaça com precocidade sexual. Novidade da bateria CRV Lagoa, Orff representa a ponta do progresso genético da seleção AJ, possuindo mais de 450 filhos avaliados e sendo Deca 1 em oito características. “Orff se destaca em precocidade e musculosidade”, comenta Abreu.

Gurila vem de linhagem Kulal, tendo excelente pigmentação. Possui mais de 100 filhos avaliados à desmama e sobreano, sendo Deca 1 para seis características, destacando-se em precocidade de ganho de peso, acabamento e idade ao primeiro parto. Van Bastem tem mais de 2.400 filhos avaliados e é sinônimo de nascimento fácil, crescimento rápido e terminação de carcaça mais cedo, com muita precocidade sexual. “É Deca 1 em cinco características”, resume. PAINT 48798, por sua vez, completa a lista dos destaques com sêmen disponível. Conhecido como PAINT Mateiro, é Deca 1 em quatro características. Continuidade da genética de Bolchevique GR, é destaque para acabamento de carcaça com musculosidade e muita precocidade sexual.

“O Sumário Aliança completa 10 anos e, desde o início, temos o prazer de contribuir disponibilizando as informações do nosso programa PAINT. Assim, conseqüentemente, aumentamos o número de touros avaliados. A cada novo sumário, aumenta o nosso desafio, que é disponibilizar os touros líderes no Índice, o que reflete a produção de animais harmônicos e equilibrados”, conclui Abreu.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando 1,8 milhão de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2006/2007, foram comercializadas 6,2 milhões de doses de sêmen em todo o mundo.