• Notícias

Continuam as avaliações do Centro de Performance CRV Lagoa

Thell de Castro CP CRV Lagoa 19 de agosto de 2008

Print Friendly and PDF

No último dia 08 de agosto aconteceu a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal



Continuam as avaliações do vestibular da pecuária. No último dia 08 de agosto foi realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal dos animais jovens participantes do Centro de Performance CRV Lagoa, teste de performance realizado pela CRV Lagoa, que busca identificar animais jovens geneticamente superiores.

Participam do CP CRV Lagoa 2008 o total de 457 animais de 140 criadores oriundos de 12 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Além das cinco principais raças zebuínas de corte – Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã –, que já haviam participado no ano passado, a prova agora conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol.

“A pesagem de todos os animais foi no período da manhã, com todos sob jejum. As características avaliadas contam para a ponderação do Índice CP de cada raça, que será determinada pelo comitê técnico. Todos os resultados da avaliação estão disponíveis no site da CRV Lagoa, na área restrita para os criadores participantes”, informa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da CRV Lagoa.

“As pesagens dos animais do CP CRV Lagoa 2008 demonstram a grande capacidade de adaptação deles à dieta e ao manejo nutricional. Desde a pesagem inicial, observamos uma grande evolução dos animais quanto à estrutura corporal e ganho em volume de carcaça. A grande tecnologia incorporada à dieta, juntamente com a qualidade genética dos animais permitirá, com certeza, um resultado superior ao aferido em 2007”, avalia o zootecnista Rogério Coan, da Coan Consultoria, consultor em nutrição animal da CRV Lagoa.

O cronograma completo da avaliação, realizada no Confinamento Savegnago, que fica a poucos quilômetros da sede da Central, em Sertãozinho (SP), prossegue na segunda quinzena de setembro, quando será realizada a reunião do comitê técnico e comercial do CP. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, mesmo período em que serão realizadas as avaliações genéticas. Após a divulgação dos resultados finais, o grande leilão, que fecha a temporada, acontece no dia 18 de outubro.

Os animais jovens superiores identificados serão levados a leilão no final da prova. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e passar a integrar a bateria da Central. Dez touros Top Class do CP CRV Lagoa 2007 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e estão em coleta na Central – cinco já contam com sêmen disponível. “São vários benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na CRV Lagoa”, conclui Abreu.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando 1,8 milhão de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2006/2007, foram comercializadas 6,2 milhões de doses de sêmen em todo o mundo.