• Notícias

Lançamentos da bateria de zebuínos da Lagoa serão divulgados na ExpoZebu 2008

Thell de Castro Corte Zebu 2 de maio de 2008

Print Friendly and PDF

Clique aqui para fazer o download do pré-catálogo (6,40 Mb)

Como faz todos os anos, a Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, participa da ExpoZebu 2008 com grandes destaques. O evento será realizado até o dia 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e é a maior exposição de gado zebuíno do mundo.

Os recentes lançamentos da bateria Lagoa serão divulgados no evento através do lançamento de um pré-catálogo com as novidades. Entre os destaques da publicação estão os touros 1713 da Laçada, Abil, Agente, Berílio, Brahms, CFM Macro, CFM Juazeiro, CFM Magnífico, Cupido, Deferido, Orff, PAINT Código, PAINT Futuro, Ranger e Rhenno (Nelore); Fidalgo e Nanzuque (Nelore Mocho).

Confira os destaques de cada reprodutor, comentados pelo gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa Ricardo Abreu:

NELORE

1713 da Laçada: Touro da safra 2005 que vem sendo utilizado nos programas de melhoramento PAINT, USP e Embrapa. É top no teste de performance da Embrapa Cerrados em todas as características avaliadas, à frente de 180 animais de 58 criadores.

Abil: Safra 2001 e destaque absoluto do leilão IZ em 2007, sendo adquirido pela Ouro Fino. Combinação perfeita de três grandes linhagens do IZ para peso e precocidade sexual: Genético, Vindouro e Facultoso.

Agente: Melhor filho de Nur Mahal nascido na Colonial Agropecuária. Com seus primeiros filhos avaliados, é Top 0,5% para IQG (2,79) na Embrapa/07 com alta habilidade materna. Safra 2002 da Colonial, é integrante da reprodução programada da USP sendo Top 3% para MGT com 11,15 pontos.

Berílio: É um dos grandes destaques da safra 2002 da Naviraí, onde possui dois filhos excepcionais: Estatuto e Famur, ambos em vaca Rambo MN. É o touro mais novo com filhos já destacados.

Brahms: Safra 2001 da Agropecuária Jacarezinho, representa o progresso genético, sendo destaque nos sumários Aliança e PAINT Consolidado 2007. É filho de Dicavalcanti.

CFM Macro: Safra 2002 da CFM, recebeu o CEIP em 2004, representando o progresso genético da seleção CFM. Com suas primeiras progênies avaliadas, possui excepcional prova no Sumário PAINT Consolidado 2007, com Índice Desmama e Índice Final altos.

CFM Juazeiro: Na linhagem paterna tem CFM Hebreu, aliando altas DEPs com bom padrão racial. Destaque absoluto no sumário PAINT/07: oitavo melhor Índice PAINT à frente de mais de 27 mil touros e Deca 1 em cinco características.

CFM Magnífico:. Fruto de duas grandes linhagens da seleção CFM: Ensino e Diamante. Safra 2002, foi um dos grandes destaques no leilão PAINT 2004. Nono melhor touro do sumário CFM/07.

Cupido: Primeiro colocado na PGP/04, filho de Urdidor, que também foi campeão de prova. Com suas primeiras progênies avaliadas, possui Índice Desmama acima de 16 pontos no sumário PAINT 2007. Promessa de alta fertilidade.

Deferido: Fruto do acasalamento de grandes genearcas da raça: Rambo, Nur Mahal e Ilustre. Sua avó paterna é a Salva Guarda COL, eleita matriz-modelo de funcionalidade para ABCZ e Top 0,1% para MGT (16,91) no sumário USP/08. Da safra 2004, é touro jovem representando o progresso genético da seleção Colonial.

Orff AJ: É destaque nos sumários Aliança e PAINT/07 da safra 2001 da Agrop. Jacarezinho. Neto de Neblina, Orff é 14º melhor Índice Aliança/07, sendo Deca 1 em 10 características avaliadas. No PAINT/07, possui uma das melhores DEPs para Ps e Ms. Indicação direta em fêmeas das linhagens CFM Diamante, Tietê e Bolchevique.

PAINT Código: Filho de CFM Hebraico em vaca Kulal aliando altas DEPs de crescimento, carcaça e precocidade sexual. Destaque absoluto da safra 2004, PAINT Código representa o progresso genético sendo Top para Índice Desmama e Índice PAINT, recebendo altas notas para Raça, Aprumos e Harmonia. Recordista de preço no leilão PAINT/07.

PAINT Futuro: Filho de Quark COL em vaca CFM Tietê, aliando a genética consistente para precocidade sexual, precocidade de carcaça e musculosidade. Destaque absoluto da safra 2005, ele representa o progresso genético, sendo Top em todas as características avaliadas com Índice Desmama de 19,47 pontos e Índice PAINT de 17,29 pontos, recebendo notas máximas para Raça, Aprumos e Harmonia.

Ranger: Sua mãe, Bnuva, é matriarca da seleção Colonial, sendo mãe direta de três touros de Central e uma referência em eficiência reprodutiva com MGT de 15,64 (Top 0,5%). Destaque absoluto para precocidade sexual: é o número um para DEP 3P (77,3%) e IPP (-2,8 meses), terceiro para PE365 e PE450 na USP/08, sendo Top 0,5% para MGT (14,95). No sumário PAINT/07 é o terceiro melhor touro PO de Índice PAINT, com mais de 100 filhos avaliados e Deca 1 em sete características.

Rhenno: O máximo em genética produtiva Nelore: foi sete vezes Grande Campeão em 2007. Tem pedigree dos genearcas indianos Karvadi, Golias, Godhavari e Taj Mahal. Sua mãe é matriz fértil e de alta produção de leite. Descendente da matriarca Corriola VR, filha de Golias Imp. É ideal para produção de fêmeas funcionais e machos precoces. É indicação em fêmeas das linhagens Ludy, Visual e IZ.

NELORE MOCHO

Fidalgo: Opção de pedigree no Nelore Mocho aliando genética OB com linhagem baiana. Elite no teste de desempenho da Embrapa Arroz e Feijão Cerrados/07, sendo Top em todas as características avaliadas. Touro jovem, agrega características econômicas de carcaça com ótimo padrão racial. Participante do teste de progênie do PAINT. Indicação direta em fêmeas das linhagens Rapilho, Diago e Coringa GR.

Nanzuque: Safra 2005 da seleção CV, representando o progresso genético no Nelore Mocho. Filho de Quark Col, é linhagem Zefec Abdala, top para alta habilidade maternal. Destaque nas suas primeiras avaliações na USP/08, com excepcionais DEPs para MP120 e MP210. Indicação direta em fêmeas das linhagens Rapilho, Diago e Coringa.