• Notícias

Fajardo da GB, recordista brasileiro de produção de sêmen integrante da bateria Nelore Lagoa, completa 15 anos

Thell de Castro Corte Zebu 6 de dezembro de 2007

Print Friendly and PDF

A pecuária brasileira está em festa. Fajardo da GB, recordista brasileiro de produção e comercialização de sêmen, com mais de 450 mil doses, completou 15 anos de idade no final de novembro, com direito a uma grande festa preparada pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, onde ele está em coleta desde 1998.

Os números de Fajardo, de propriedade da Agropecuária J. Galera, são impressionantes. O reprodutor construiu uma trajetória vitoriosa em venda de sêmen, com filhos espalhados por todo o País, e nas mais disputadas pistas de julgamento. Entre outros títulos, o reprodutor foi Grande Campeão da Expoinel, em 1994; Melhor Macho Jovem (Medalha de Ouro) no ranking da ACNB em 1993/1994; e bi-campeão Melhor Reprodutor Nelore ACNB 1997/1998 e 1998/1999.

Além disso, o touro é Campeão Palheta de Ouro da Lagoa – ganhou o troféu quando alcançou 250 mil doses produzidas, em 2002. Diversos filhos de Fajardo estão na bateria Lagoa, como Backup, vencedor do CAT 2001 e um dos mais vendidos atualmente na raça Nelore; Ekson, Fano, Global, Jargon, Máster, Telegrafista e Fiel (este Nelore Mocho).

“Fajardo é sinônimo de fertilidade e eficiência reprodutiva. O touro é considerado o melhor avô materno da atualidade. Ele chegou aqui em março de 1998 e nesses mais de nove anos é uma grande alegria para a família Lagoa tê-lo na Casa do Zebu Provado”, afirma Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Central.

“Fajardo representa, em sua grande parte, a própria história da J. Galera. É uma imensa alegria e satisfação podermos dizer que somos proprietários de um animal extraordinário como ele. Sua produção constante e cada vez mais provada, através de todos os sumários e, principalmente, de grandes matrizes e touros de central, fazem de Fajardo um dos grandes genearcas da raça Nelore. A parceria com a Lagoa sem dúvida é fundamental para ele alcançar este feito, produzindo 450 mil doses, e continuar com muita saúde aos 15 anos. O carinho transmitido por toda a equipe da Lagoa é motivo de gratidão para a J. Galera”, destaca Hélder Galera.

“São títulos e números que impressionam e fazem desse touro um verdadeiro campeão de fertilidade. Trata-se de uma verdadeira lenda-viva da raça Nelore. É uma honra para nós hospedar esse grande touro”, afirma Guus Laeven, diretor-presidente da Lagoa.