• Notícias

Bateria da Lagoa domina Campeonato Matriz Modelo Nelore na ExpoZebu 2007

Thell de Castro Corte Zebu 9 de maio de 2007

Print Friendly and PDF

Filhas de touros da bateria da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, dominaram o Campeonato Matriz Modelo da raça Nelore na ExpoZebu 2007, realizada em Uberaba (MG). Participaram da competição, que foi realizada pela primeira vez durante a feira, 71 vacas das raças Sindi, Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Indubrasil, Tabapuã, Gir e Gir Leiteiro, todas com idade entre cinco e doze anos.

Das 33 fêmeas da raça Nelore aptas a disputar o campeonato, 10 foram escolhidas como campeãs, devido ao alto nível das participantes. Das 10 campeãs, sete são filhas de touros da premiada bateria da Lagoa, sendo quatro de Enlevo, duas de Fajardo e uma de Legat.

As filhas de Enlevo escolhidas foram Iguana TE da Silver (foto), de Farid Thomas Filho; Oasse da CB TE, de Cícero Antonio de Souza; Lux Finlândia, da Ageo Agropecuária e Ravanna TE QC Aratau, de Pedro Augusto Ribeiro Novis. Já as filhas de Fajardo foram Vala B. Correia, de Benedito Mutran Filho e Jeitosa JS da BJ TE, de Rodrigo Prantera Mutran. A filha de Legat premiada foi Locutora 33 de ALC, de Luiz Roberto Correa Reche.

O objetivo do campeonato foi premiar as fêmeas que aliem, simultaneamente, perfeito enquadramento racial, longevidade produtiva e funcionalidade, refletida em suas proporções, equilíbrio de formas, harmonia de conjunto e regularidade de aprumos.

“Esse julgamento da matriz modelo é um sonho realizado. Para ganhar o prêmio, a vaca tem que ter todas as características inseridas no que é considerado ideal. Tenho certeza que, daqui pra frente, quando forem vendidas prenhezes dessas vacas em leilões, serão ainda mais valorizadas, porque elas estão entre as dez melhores do Brasil”, afirma o presidente da ABCZ, Orestes Prata Tibery Junior.

José Eduardo Siqueira, proprietário de Enlevo, ficou muito satisfeito com o resultado alcançado pelo reprodutor no campeonato. “As vacas são oriundas dos mais diferentes rebanhos de todo o Brasil, padrão de altíssimo nível, e, para nós, é uma satisfação saber que o Enlevo vem contribuindo para a melhoria do rebanho nacional”, ressalta.

Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa, destaca que as vacas escolhidas fizeram e fazem a história da raça Nelore e que a bateria da Lagoa conta com grandes genearcas. “Além do Enlevo, Fajardo e Legat, tivemos também filhas do Panagpur e Ranchi participando do campeonato. É uma grande alegria para a Lagoa e para os criadores, sabendo que 70% das 10 melhores vacas do Brasil são filhas dos touros da Central, já que a Lagoa é a casa do zebu provado em pista e em prova”, finaliza.