• Notícias

Maghaiver, destaque da bateria Nelore da Lagoa, já comercializou 107 mil doses em 26 meses

Corte Zebu 1 de novembro de 2005

Print Friendly and PDF

Mais um reprodutor da raça Nelore em coleta na Lagoa, maior central de inseminação artificial em bovinos, acaba de superar a incrível marca de 100 mil doses de sêmen comercializadas. Trata-se Maghaiver da Santa Nice, que atingiu 107 mil doses vendidas em apenas 26 meses na Lagoa. “Maghaiver já está contribuindo para a pecuária nacional com suas características e tem muito a oferecer, ainda mais fazendo parte da bateria de touros com sêmen sexado da Lagoa, cuja procura está muito grande”, destaca Lúcio Cornachini, vice-presidente da Lagoa.

Grande Campeão da Expozebu 2003, o reprodutor confirma todas as expectativas de produção e apresenta suas primeiras progênies. “Maghaiver está em teste de progênie, com sua prova sendo divulgada em 2006. A partir daí, teremos a avaliação completa de seus filhos nos sumários da raça. No entanto, já observamos que ele transmite à sua progênie alta precocidade de acabamento de carcaça com ótimo arqueamento de costelas, muita musculatura no quarto traseiro e garupa larga com correção de osso sacro. Maghaiver herdou essas características de seu avô materno, 1646 da MN”, afirma Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.

O reprodutor é pai de um jovem touro que está se destacando nas pistas brasileiras, Pavaroti da Santa Nice. “Pavaroti é um animal que se destaca por seu volume de carcaça e precocidade sexual, tendo produzido sêmen aos 17 meses de idade. Nas pistas, em que vem se destacando, foi Grande Campeão ainda novo, com apenas 15 meses”, ressalta Marcelo Grisi, da Fazenda Santa Nice.

De acordo com José Augusto Foletto, gerente técnico da Sete Estrelas Embriões, de Terenos (MS), onde existem muitos filhos de Maghaiver, o reprodutor “imprime muita carcaça e musculatura sendo indicado em fêmeas grandes”, afirma. Foletto explica que o touro é importante para o trabalho da empresa, que busca padronização na produção.

“Maghaiver entra em um seleto time de grandes reprodutores da raça Nelore, que fazem história para a pecuária Nacional e colaboram decisivamente na evolução do rebanho brasileiro. Ele se junta a grandes nomes como Fajardo da GB (450 mil doses comercializadas), Enlevo da Morungaba (400 mil doses), Ilustre NF da Eldorado (300 mil doses, Panagpur (250 mil doses ) entre outros”, conclui Guus Laeven, presidente da Lagoa.