• Notícias

Genética da CRV Lagoa é destaque no Teste de Progênie Girolando 2020

Thell de Castro Leite Zebu 24 de junho de 2020

Print Friendly and PDF

Mais uma vez, a CRV Lagoa comprova a sua superioridade genética com os excelentes resultados alcançados no Teste de Progênie Girolando 2020, do Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), divulgado no último dia 19 de junho. Quatro animais da bateria Leite figuraram entre os principais destaques da avaliação.

O Girolando ¾ Líder L. King TE RPM da Santo Antônio alcançou a 5ª colocação, com PTA leite de 757 kg. Reprodutor equilibrado, com excelentes aprumos e força leiteira, é filho de Paloma AAO, doadora ¾ de destaque da raça com PTA de 1.190 kg para produção de leite. Além do elevado valor genético para produção de leite, é negativo para idade ao primeiro parto e intervalo de partos.


Líder L. King TE RPM da Santo Antônio

Eldorado FIV da Prata JAC é o Girolando 5/8 número 1 do ranking dos resultados divulgados neste ano, com PTA de 676 kg para produção de leite e de -25 dias para idade ao primeiro parto, característica que também tem grande impacto dentro do sistema produtivo. “Eldorado já vinha se mostrando muito promissor pelas progênies registradas no campo e este resultado vem confirmar sua superioridade genética”, explica Laiza Iung, supervisora técnica em Genômica.


Eldorado FIV da Prata JAC

Outro Girolando 5/8 provado da bateria CRV Lagoa que se destacou nas avaliações foi Febo FR Recreio, com PTA de 645 kg para produção de leite. Reprodutor oriundo de um consagrado criatório, o touro reúne genealogia consistente, sendo filho de Lapaz, doadora ¼ de destaque, com PTA leite de 938 kg. Trata-se de um animal muito equilibrado para quem busca produção e reprodução. Sua PTA para idade ao primeiro parto é de -15 dias.


Febo FR Recreio

JPZ Basileu Argeu Linda FIV também se provou este ano com PTA para produção de leite de 557 kg. Reprodutor ¾ filho de Linda do SPA, uma das vacas mais premiadas da raça, o touro também confirmou sua capacidade de promover melhoria genética da idade ao primeiro parto (PTA de -28 dias), trazendo assim eficiência reprodutiva para os rebanhos.


JPZ Basileu Argeu Linda FIV

Vale ressaltar que as avaliações lançadas nos Sumários de Touros e Vacas lançados ne
ste ano passaram por algumas alterações, dentre elas a inclusão de genótipos de animais da raça Gir(vacas e touros); a adição de novas lactações no banco de fenótipos, o que permitiu a mudança da formação do grupo de contemporâneos para as características produção de leite e idade ao primeiro parto; e a alteração na base genética (vacas nascidas no ano de 2010).

“Todas essas alterações permitiram aumentar a herdabilidade da produção de leite, a eficiência na obtenção dos valores genéticos e, consequentemente, uma comparação mais justa entre os animais”, salienta Laiza.

Para a supervisora, o resultado do teste de progênie confirma a superioridade genética dos touros da CRV Lagoa que o Clarifide Girolando já havia indicado. “Por esse motivo, não podemos deixar de confiar e, acima de tudo, de usar essa tão importante ferramenta”, finaliza.