• Notícias

Sumário Girolando lançado na Megaleite conta com avaliações genômicas

Thell de Castro Leite Zebu 28 de junho de 2019

Print Friendly and PDF

Durante a Megaleite 2019, em Belo Horizonte (MG), foi divulgado o Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, coordenado pela Associação Girolando e pela Embrapa. A novidade da edição foi a publicação das PTAs genômicas para os touros que estão em teste, com destaque para a bateria da CRV Lagoa, que tem o maior numero de touros genômicos, com 28 animais.

Também se destacaram os touros provados pelo Teste de Progênie: Alado Blitz FIV JM Monte Alverne e Farrok FIV Córrego Branco.



Alado Blitz FIV JM Monte Alverne

Touro destaque Girolando ¾, Alado é irmão próprio de Africana Blitz FIV JM M. Alverne, que produziu 12.748 kg em sua primeira lactação. Sua mãe sagrou-se Grande Campeã no Concurso Leiteiro da Megaleite 2012, com média de 86,85 kg e tem lactação de 21.596 kg. Com PTA para produção de leite de 750,95 kg, está em segundo lugar no resultado do Teste de Progênie.

Girolando ¾, Farrok foi líder em IFCT, com 90,5 pontos, na primeira prova de pré-seleção do Teste de Progênie Girolando, com destaque para fertilidade, libido e conformação. Sua mãe foi Grande Campeã Nacional e Melhor Úbere na Megaleite 2007, com lactação oficial de 16.973 kg e, no Sumário 2018, teve VG Leite de 1.389 kg. Para completar, agora é provado, com o PTA de 613,06 para produção de leite.



Farrok FIV Córrego Branco

Esses resultados foram obtidos por meio do Clarifide Girolando, fruto da parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite, Girolando, CRV Lagoa e Zoetis.

O Clarifide Girolando é a primeira ferramenta de seleção genômica em bovinos leiteiros desenvolvida no Brasil e a única no mundo para a raça Girolando. Seu uso pelos reprodutores deverá resultar na aceleração do progresso genético dos rebanhos nacionais, pelo aumento das acurácias dos valores estimados e pela diminuição do intervalo de gerações, levando a aumentos da produção, da produtividade e da eficiência dos rebanhos leiteiros.