• Notícias

Centro de Performance CRV Lagoa 2019 conta com 62 animais das raças Hereford e Braford

Thell de Castro CP CRV Lagoa 18 de março de 2019

Print Friendly and PDF



A edição 2019 do Centro de Performance CRV Lagoa já está em andamento. O teste de performance recebeu entre os dias 23 e 24 de fevereiro 30 reprodutores da raça Braford e, pela primeira vez, 32 exemplares da raça Hereford, que vieram de 25 propriedades do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), os animais estão em fase de adaptação até o dia 5 de abril, quando começam as avaliações efetivas. Todos serão mantidos em regime de confinamento durante 56 dias. Ao final da prova, será realizado um leilão com os melhores animais.

O pecuarista Fernando Cavalcanti, proprietário da Cabanha São Fernando, de Alegrete (RS), que tem um animal de cada raça participando do CP, considera a prova como uma boa oportunidade para testar a sua genética. ‘’Por ser uma prova de nível nacional, temos a chance de aproximar nossos animais do mercado da região Centro-Oeste e também de conferir o nível de qualidade do nosso trabalho”, comenta.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo Tavares, a prova é uma ferramenta de seleção que mostra a potencialidade das raças. “É um teste que dissemina a genética, traz visibilidade aos criatórios participantes, e tudo isso com o mesmo custo que o criador teria para criar em sua propriedade, com a vantagem de ser um palco para uma região que dispõe de um leque comercial importante para o momento de ambas as raças”, salienta.

Já o gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa, Cesar Franzon, destaca a qualidade do rebanho formado para o teste, demonstrando que os criadores estão em busca de novos mercados. “Eles enviaram a nata de sua produção, assim vamos conseguir avaliar e selecionar aqui dentro os melhores animais para também servirem à nossa bateria de produtos”, conclui.