• Notícias

Provas de dezembro: touros da CRV são líderes em produção, longevidade e sanidade

Wiliam Tabchoury Leite Europeu 13 de dezembro de 2018

Print Friendly and PDF


Monaco

Como de costume, as provas de dezembro de 2018 dos touros holandeses da CRV não trazem muitas surpresas. O progresso genético permanece, a filosofia de seleção e uma programa de seleção secular geram resultados consistentes. Isto se aplica à seleção para sólidos, denominada "Leite Rico" e igualmente à Sanidade (V+S), Eficiência (V+E) e, consequentemente, à Longevidade (LGV). Após mais esta rodada de índices genéticos, a CRV reafirma seu compromisso de continuar oferecendo aos seus cooperados e clientes uma proposta diferenciada e exclusiva no mercado.

Pacote de touros

Para que os produtores de leite possam olhar para o futuro com a plena confiança de obtenção de um rebanho saudável e eficiente indicamos pacote de touros com o mesmo objetivo de seleção, normalmente constituído por três indivíduos ou mais. Esse é o caminho mais assertivo e seguro para obtenção de resultados positivos.

Os nomes de três touros conhecidos e confiáveis, Bouw Rocky, Bouw Finder e Delta Bookem Danno, ainda ocupam lugar de destaque entre os touros com milhares de filhas avaliadas. Bouw Rocky é o nº 1 indiscutível para a Longevidade (LGV). Com um NVI de 302, Danno é o touro provado com filhas avaliadas mais bem classificado na Holanda e na Bélgica, ocupando a posição nº 1 para Tipo Final no Brasil. As filhas de Danno alcançam elevadíssima produção de leite, tem pernas e patas incríveis, excelentes úberes e são verdadeiras “artistas em vida produtiva” (Longevidade de 612 dias).

Criação da seleção para sólidos, denominada “Leite Rico”

Uma estratégia consistente de melhoramento genético focada em componentes fornece resultados. Em linhas gerais, o produtor de leite busca vacas produtivas, saudáveis e fáceis de manejo, que produzem, ainda, “Leite Rico” em componentes, gordura e proteína, principalmente.

Porcentagens superiores de componentes não só podem ter um efeito positivo imediato sobre o preço do leite (ou rendimento de derivados lácteos), como também geram uma maior eficiência na relação fosfato/componentes, que é um outro efeito indireto.

Nesta linha, destacamos os touros Manders Dazzel, com 1.303 kg para Leite, + 0,48% G, + 0,04% P e 111 para Tipo Final; Skalsumer Pilates, com 1.037 kg para Leite, + 0,34% G, + 0,13% P e 675 dias para LGV e Delta Monaco, com 1.232 kg para Leite, + 0,33% G, + 0,22% P, 110 Úbere e + 18% para V+E.

Estes valores genéticos positivos para componentes ficam ainda mais relevantes se considerarmos que a média de produção de leite da Holanda em 2017 foi de 9.958 kg de leite, 4,32% para gordura e 3,52% para proteína, na sua maioria com duas ordenhas e todas sem BST. É a maior média de sólidos do mundo para população de vacas da raça holandesa. Tendo ainda características produtivas para sólidos excepcionais e positivas para Eficiência, Sanidade e Fertilidade.

Eficiência extrema – Delta Monaco e Delta Jacuzzi Red

Delta Monaco continua liderando o ranking para Eficiência do Preto e Branco, com + 18% para V+E (Vida mais Eficiente).

Delta Jacuzzi-Red também está no topo do segmento Vermelho & Branco: suas filhas são extremamente eficientes (+ 19% V+E) e têm úberes e pernas saudáveis.


Jacuzzi

Em julho de 2017, o Grupo CRV foi a primeira organização de IA no mundo que começou a coletar dados de Ingestão de Alimentos em fazendas leiteiras comerciais.

Trata-se de uma importante ferramenta de seleção, ou seja, buscando à geração de vacas que “produzem mais leite e sólidos com a mesma quantidade de alimentos”. O Grupo CRV publica os valores genéticos de Ingestão de Alimentos para todos os seus touros holandeses.

Encabeçando a lista para o segmento Preto & Branco está Delta Bonjour, tendo grandes pontuações para eficiência (+13% V+E) e destaque por suas extraordinárias características para sanidade.

Se o seu foco como produtor de leite é ter “vacas produtivas, longevas e saudáveis”, capazes de aumentar os sólidos (Gordura e Proteína), com melhor conversão alimentar, a CRV Lagoa disponibiliza a melhor seleção de touros para atender os seus objetivos de criação. Pois trabalhamos sempre para melhorar seu rebanho e sua vida.