• Notícias

PAINT cresce em 2018 e prepara mais novidades para 2019

PAINT 10 de dezembro de 2018

Print Friendly and PDF



O ano de 2018 foi muito positivo para o PAINT. O programa de melhoramento genético da CRV Lagoa registrou aumento no número de parceiros e crescimento no número de matrizes e de avaliações de desmama e sobreano realizados durante o ano – motivos mais que suficientes para comemorar.

Atualmente, o PAINT conta com 78 parceiros – crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. O número de matrizes subiu de 54.899 para 60.018, registrando aumento de 10%. Já o número de avaliações de desmama e sobreano realizados foram 78.000, ante os 64.821 de 2017, o que representa 20% de crescimento. O programa também chegou a mais um estado brasileiro: Paraná.

Para Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa, o PAINT alcançou um crescimento orgânico muito interessante neste ano. “Podemos observar um ganho genético significativo, comprovando a gradual escala de desenvolvimento do programa”, ressalta.

Segundo Carlos Lyra, da Fazenda São José, de Ji-Paraná (RO), parceiro do programa há oito anos, 2018 foi o ano onde os resultados foram ainda mais expressivos. Ele conta que, neste ano, dois de seus animais apareceram no ranking do PAINT: um macho, na 9ª colocação, e uma fêmea, no 19° lugar.

Lyra também explica que disponibilizou um touro com maior ganho de peso no CP CRV Lagoa para o Leilão PAINT, com mais de 2 kg de GMD, no sobreano, com a maior uniformidade nas desmamas, fruto de um acasalamento bem feito. “O PAINT nos forçou a melhorar as estratégias da fazenda, nos “pressionando” a bater metas, o que acabou nos ajudando na gestão da propriedade. Hoje, temos os números da fazenda na mão. Antes, isso não era possível”, destaca.

O pecuarista ainda ressalta que a utilização do programa provocou o que ele chama de efeito dominó: uma melhora em suas matrizes, fazendo uma desmama mais pesada e com maior GMD da recria, tendo maior resposta na nutrição. O resultado disso foi o abate dos animais mais jovens e mais pesados.



Cassiano Pelle, gerente do PAINT e do CP CRV Lagoa, explica que, em 2018, a empresa realizou a primeira edição do Leilão PAINT no formato presencial, em Sertãozinho (SP), com todos os animais no recinto. O remate foi um grande sucesso, com aumento do número de animais participantes e crescimento no preço médio dos touros comercializados.

Ainda sobre o ano, Cassiano explica que, pela primeira vez, animais certificados pelo PAINT, ou seja, portadores de CEIP, participaram da prova de eficiência alimentar no CP CRV Lagoa. “Nosso objetivo com este trabalho é formar um banco de dados para esta característica e, no futuro, gerar informações para o mercado”, ressalta.

Segundo Cesar, o PAINT continuará crescendo nos próximos anos, de forma ordenada, buscando sempre o maior ganho genéticos, efetuando um acompanhamento ainda mais próximo com os seus técnicos focados na eficiência e resultado para os parceiros. “Estamos trabalhando em tecnologias inovadoras para aprimorarmos ainda mais os resultados da avaliação genômica do PAINT, conferindo maior confiabilidade para os nossos parceiros, de forma a diminuirmos o intervalo entre gerações, garantindo o progresso genético, destaca.

Lembrando de importantes novidades que o PAINT implantou em 2018, que foram apresentadas aos parceiros durante a RAPP (Reunião Anual dos Parceiros PAINT), Cassiano espera que o próximo ano seja ainda melhor, com muito trabalho. “Para 2019, nossos objetivos são o de continuar o crescimento do programa e a busca de novos parceiros, além de seguir gerando informações sérias e criteriosas, que alavanquem os índices de produtividade dos rebanhos participantes”, conclui.