• Notícias

Touros da CRV Lagoa se destacam no Teste de Progênie da Raça Girolando

Thell de Castro Leite Zebu 25 de junho de 2018

Print Friendly and PDF

Durante a Megaleite 2018, realizada em Belo Horizonte (MG), foi divulgado o resultado do Teste de Progênie do Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG). Mais uma vez, os touros da bateria da CRV Lagoa se destacaram.



Imperador Jocko FIV WTF da Estiva é o 3º colocado no resultado, com um PTA de 659,95 kg de leite. Ele é irmão próprio de Romano Jocko FIV WTF da Estiva, touro destaque da CRV Lagoa. É oriundo do consagrado criatório de Waldir Toledo Furtado, detentor dos títulos de maior média de produção vitalícia do rebanho e a maior média de produção de leite por dia de vida.



Com PTA de 438,97 kg de leite, Pavão Olympic IA da Terra Sagrada é mais um touro provado da CRV Lagoa. Filho de Fazendona da Terra Sagrada, matriz com lactação de mais de 14.000 kg de leite, Pavão transmite muita força leiteira, produção e tipo, sendo um dos reprodutores referência pelos campeonatos de suas filhas em pistas de julgamento.



Para completar, Napolitano TE Terra Vermelha também foi provado, com PTA de 126,44 kg de leite. Filho de Quartinha Terra Vermelha, Napolitano é irmão materno do touro Segredo FIV Terra Vermelha. Segredo é o sucessor direto de Napolitano e suas filhas se destacam principalmente pela força leiteira e equilíbrio.

Pela primeira vez, duas vacas Girolando recebem o Prêmio 100.000 Kg Melk, da CRV Lagoa

No dia 22 de junho, a CRV Lagoa entregou o Prêmio 100.000 Kg Melk para duas vacas Girolando. Trata-se de um fato histórico, já que é a primeira premiação para animais dessa raça.

O Prêmio, concedido para vacas que alcançam 100 mil kg de produção, foi entregue no estande da Central, durante a Megaleite 2018, realizada em Belo Horizonte (MG), e contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues.

Uma das premiadas foi Esparta Windstar OG, Girolando 5/8, pertencente a Olavo Gonçalves, de Campo Florido (MG). A fêmea registrou 131.512,91 kg de leite produzido. Ela é oriunda do rebanho de Osvaldo Gonçalves (OG), criador referência da raça Girolando, cuja seleção é reconhecida pela produtividade e eficiência de seus animais, além, evidentemente, da longevidade.



A segunda premiada, com produção de 101.692,18 kg de leite, foi ICH Canela Teatro, Girolando meio-sangue, de José Renato Chiari, da Fazenda São Caetano, de Morrinhos (GO). Com mais de 30 filhas entre as Top 1.000 fêmeas do Sumário de Vacas da Raça Girolando, a vaca pertence ao criatório dos Irmãos Chiari, um dos melhores rebanhos 1/2 e 3/4 do Brasil. Consagrada mãe de matrizes e touros da raça, a vaca prova agora também a sua longevidade.



Segundo Lilian Jacinto, gerente de produto Leite Tropical da CRV Lagoa, o Prêmio 100.000 kg Melk valoriza duas das mais importantes características da produção de leite no mundo: a produtividade e a longevidade da matriz.

Por isso, a CRV premia fêmeas que ultrapassam essa marca de produção na raça Holandesa. “Essa edição é especial, pois foi a primeira vez que premiamos matrizes que alcançaram essa produção no Girolando, mostrando todo o potencial da raça que mais produz leite no Brasil", ressalta.

Filho de Eldorado premiado



Filho do touro Eldorado, da bateria Girolando da CRV Lagoa, sagrou-se Melhor Macho Jovem 5/8 da Megaleite 2018! O animal pertence à Agropecuária Calambau.