• Notícias

Programa Conexão Leite, da CRV Lagoa, está atuando em dois novos projetos aprovados pelo MAPA

Conexão Leite 22 de março de 2018

Print Friendly and PDF



O trabalho do programa Conexão Leite, da CRV Lagoa, segue a todo vapor. Dois projetos foram recentemente aprovados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com duração de três anos cada.

No Laticínio Aviação, estão envolvidos produtores de São Sebastião do Paraíso (MG) e região. O projeto é focado em melhoramento genético e gestão de rebanhos. A CRV Lagoa trabalha com os clientes utilizando touros Top da bateria, o programa SireMatch, o aplicativo Cow Info e o curso Praleite.

Já no Laticínio Santo Cristo estão envolvidos produtores de Santo Cristo (RS) e região. O projeto é focado em melhoramento genético e qualidade do leite. A CRV Lagoa trabalha com os clientes utilizando touros Top da bateria, o programa SireMatch e os cursos Praleite e IA.

De acordo com Leonardo Maia, coordenador técnico Leite Cooperativo, em números gerais, os dois projetos envolvem mais de 30 produtores atendidos, 3240 vacas com acasalamento pelo SireMatch; 10 produtores fazendo a gestão do rebanho através do Cow Info e mais de 8000 doses de sêmen de touros Top utilizadas.

“Também temos outros projetos em andamento, como o Laticínio Matilat, que envolve mais de 30 produtores e 4050 fêmeas acasaladas, o Laticínio Volpato, no Paraná, o Laticínio Cenci, no Rio Grande do Sul, e o COPLEM, em Morrinhos (GO). Vamos contribuir e fomentar através do projeto Mais Leite Saudável do MAPA e levar o progresso genético máximo aos envolvidos”, conclui.



O Programa Mais Leite Saudável incentiva os produtores, já que os laticínios têm benefícios no recolhimento do PIS/COFINS, estimulando o setor lácteo a apoiar ações de assistência técnica rural.

Conexão Leite

Criado em 2016, o programa Conexão Leite tem o intuito de auxiliar toda a cadeia produtiva brasileira, entrando como o elo de ligação entre a indústria e os produtores, com o objetivo de aumentar e melhorar a rentabilidade deles.

A CRV Lagoa conta com toda a expertise necessária para executar tais projetos. Ao escolher a Central, o laticínio recebe o projeto pronto para protocolo junto ao MAPA, além de todo o cronograma de ações e investimentos.

São inúmeras vantagens para os laticínios e produtores participantes. Para os laticínios, o aumento da qualidade e da rentabilidade, dos teores de sólidos e das proteínas específicas para a produção de queijo; genética dirigida para os seus interesses econômicos e maior relacionamento entre o laticínio e os fornecedores de leite.

Já para os produtores, o Conexão Leite garante o uso de uma genética apropriada para a região, o mercado e o sistema de produção; aumento da qualidade e rentabilidade, da produção de leite, melhores teores e sólidos, animais adaptados e com valor agregado.

O programa disponibiliza uma abordagem corporativa para seus parceiros com produtos e serviços da CRV Lagoa, como o Gestor Leite, programa de melhoramento genético para bovinos leiteiros; o Insemina Fácil, formulado para difundir a inseminação artificial, capacitando o trabalhador; o Praleite, treinamento de práticas avançadas em leite; o CRV Lagoa Embryo, que disponibiliza a outra metade que compõe a genética de um animal; o SireMatch, programa de acasalamento; e o Cow Info, aplicativo para gestão do rebanho.

Também entram nessa relação de benefícios os touros com capacidade de melhorar a rentabilidade na produção de queijos e outros derivados, inclusive contando com índices exclusivos da CRV, como Vida Mais Eficiente e Vida Mais Saudável, e equipamentos com qualidade comprovada e acessíveis para todos os produtores.