• Notícias

Fazenda Prisneca comprova resultados com o Gestor Leite

Departamento de Marketing Resultados Leite 9 de março de 2018

Print Friendly and PDF





FAZENDA PRISNECA E GESTOR LEITE: UMA DÉCADA DE RESULTADOS COMPROVADOS. OS NÚMEROS CONFIRMAM A EFICIÊNCIA QUE O PROGRAMA PROPORCIONA

Uma das mais importantes propriedades leiteiras do estado do Paraná, com cerca de 230 vacas em lactação, a Fazenda Prisneca produz, em média, 28 kg de leite/dia por animal. A busca por animais longevos, eficientes, saudáveis e que consigam produzir por mais tempo no plantel tem sido o principal objetivo de Herman Van Arragon, um dos proprietários e administradores da Fazenda.

“Essas são as características que mais prezo nos animais. Buscamos animais assim para não ser necessário o descarte precoce”, salienta Herman.

Parceiro do Gestor Leite há mais de 10 anos, Herman reconhece os benefícios e os resultados que conquistou através do programa. Os números comprovam: de um grupo de animais com o primeiro parto em 2010, houve uma diferença de 34% na longevidade entre os 20% superiores e 20% inferiores animais do rebanho, mostrando a eficiência dessa ferramenta. Deste mesmo grupo de animais, a diferença na média de produção de leite diária foi de 43%. Outro dado importante é a vida produtiva das fêmeas, que teve um aumento de 84% dentro do mesmo grupo citado.

Na Fazenda Prisneca os acasalamentos são realizados através do SireMatch. O programa de acasalamento de bovinos de leite da CRV Lagoa indica os melhores touros para cada fêmea do rebanho e busca produzir as melhores filhas de acordo com os objetivos da propriedade, o que antes era feito apenas através da avaliação visual das provas dos touros no catálogo. “Após a utilização do SireMatch, o que deu para notar é que você vê uma padronização das bezerras que foram nascendo e as primeiras que vão entrando em lactação”, acrescenta o proprietário.

De acordo com Herman, só foi possível chegar a esses resultados utilizando as informações do Gestor Leite. “Você consegue melhorar esses acasalamentos. Nos últimos 5 anos, realmente, pudemos ver a consistência de dados e melhorar a tomada de decisão”, ressalta Herman Van Arragon, que busca usar animais acima da média para as características de produção de leite, com índices de seleção e econômico elevados e também longevidade.

A taxa de descarte, segundo o proprietário, diminuiu, correspondendo às expectativas e metas traçadas no início do projeto. “Isso traz uma satisfação própria, de que estamos atingindo metas traçadas e alcançando os resultados”. Para chegar a esses números, foram utilizadas as genéticas dos touros Gofast, Big Winner, Award, Classic, Tequila, Pleasure e Atlantic, todos da raça holandesa. De acordo com Her-man, os touros agregaram muito ao rebanho. “Eles equilibraram nossas fêmeas, deixando com um tipo adequado para entrar no free stall. Você vê que, ano a ano, há um aumento de produção e melhor classificação de tipo dos animais”, ele diz.

A assistência técnica da CRV Lagoa na Fazenda Prisneca é outro ponto crucial nos resultados da propriedade. A relação com o consultor da CRV Lagoa ajuda a agregar valor na tomada de decisões. “Ele vem com muitas ideias novas e sugestões de touros a serem utilizados. É uma parceria muito boa e estamos muito satisfeitos com isso”, finaliza Her-man Van Arragon.

A Fazenda Prisneca também usa o Gestor Leite para fazer a seleção precoce de seus animais jovens. Através das avaliações genéticas é possível saber quais fêmeas são diferenciadas geneticamente e assim deixá-las no rebanho. Hoje o cus-to de criação de um animal jovem é muito alto e, com a seleção precoce, pode-se investir realmente nas fêmeas que serão mais eficientes na idade adulta, pagando os custos de criação e deixando dinheiro na fazenda através de sua produção e genética diferenciada.

Clique no anúncio abaixo para conferir todos os resultados em PDF



Clique aqui para saber mais sobre o Gestor Leite