• Notícias

Em workshop, PAINT participou dos debates sobre utilização de genômica nos rebanhos

Thell de Castro PAINT 6 de março de 2018

Print Friendly and PDF



Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, foi realizado no Mariá Plaza Hotel, em Araçatuba (SP), o 8o Workshop Genômica Aplicada à Pecuária, promovido pela Neogen em parceria com o programa PAINT, da CRV Lagoa, DeltaGen e Central Leilões.

Voltado a pecuaristas, técnicos, profissionais e acadêmicos do agronegócio, o evento contou com palestras e treinamentos ministrados por profissionais de renome nacional e também de outros países, além de mesas redondas onde foi discutido o melhoramento genético das raças Nelore, Senepol, Angus, Holandês, Gir e Girolando.

No dia 27, um dos destaques foi a realização da mesa redonda "Intensificação da utilização da genômica nos rebanhos selecionados", que contou com a participação de Bento Gonzaga, Neto Junqueira e Ricardo Viacava, todos parceiros do PAINT. No mesmo dia, em outro debate, houve a participação de Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da Central.



No dia seguinte, um dia de campo organizado pela Central Leilões levou os participantes para visitar uma fazenda que usa intensamente a genômica no rebanho.

Durante o evento, foi lançado o GGP Bos Indicus, chip desenvolvido pela Neogen para utilização em animais zebuínos. O PAINT participou do desenvolvimento do produto fornecendo informações dos rebanhos participantes.

“O evento foi um sucesso, com vários palestrantes internacionais, reunindo produtores de todas as raças de leite e corte. O PAINT marcou presença divulgando seus trabalhos, como a coleta diária de fenótipos que garante a eficácia do programa, e participando das discussões para que a genômica seja cada vez mais utilizada nos rebanhos nacionais”, destaca Cesar Franzon.