• Notícias

Filha de Fardo e neta de Sansão, Devassa foi Grande Campeã e Melhor Úbere na ExpoZebu e na Megaleite em 2017

Thell de Castro Leite Zebu 20 de julho de 2017

Print Friendly and PDF



Devassa, filha de Fardo e neta de CA Sansão, ambos touros que integraram a bateria da CRV Lagoa, sagrou-se Grande Campeã e Melhor Úbere Pista e Concurso Leiteiro na Megaleite 2017, realizada recentemente em Belo Horizonte (MG). A mesma matriz já havia conquistado os mesmos títulos na ExpoZebu 2017, em Uberaba (MG), no mês de maio.

Precoce, Devassa teve seu primeiro parto aos 35,2 meses e já impressionou pela qualidade de seu sistema mamário – ela produziu na sua 1ª lactação 13.114 kg de leite em 365 dias, produção real aferida pela ABCZ.

Ela também foi a 3ª Melhor Fêmea do Ranking Nacional Gir Leiteiro 2014 e 2015, a Grande Campeã e Campeã Vaca Jovem Ituiutaba 2015, Reservada Campeã Vaca Jovem ExpoGil/Nacional da Raça 2015, Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Jovem Megaleite 2015, Campeã Vaca Jovem Concurso Leiteiro Megaleite 2015, Integrante da Progênie de Pai campeã Megaleite 2015, Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Jovem Morrinhos 2015, Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Jovem Paracatu 2015 e integrante da Progênie de Pai campeã Paracatu 2015.

Em, no seu segundo parto, Devassa brilhou durante a Exposição de Araxá, recém-parida, conquistando o título máximo de Grande Campeã, Campeã Vaca Adulta e Melhor Úbere da pista de julgamento e do Concurso Leiteiro.

Nesse seu melhor momento, novamente retornou aos palcos dos grandiosos leilões da ExpoZebu para ter 50% de sua posse comercializada durante o Leilão Gir Leiteiro Nacional. Na ocasião, obteve o recorde de valorização do evento.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com mais de 143 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia, Reino Unido e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.