• Notícias

CRV Lagoa ministrou treinamento de atualização em IA e IATF na Fazenda Santa Vergínia

Thell de Castro Serviços 19 de setembro de 2016

Print Friendly and PDF



Entre os dias 13 e 14 de setembro, a CRV Lagoa, em parceria com a Santa Vergínia Agropecuária e Florestal, realizou um curso de atualização em Inseminação Artificial (IA) e Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), na Fazenda Santa Vergínia, em Bataguassu (MS).

O treinamento, promovido pelo médico veterinário Vitor Hugo Fernandes, responsável técnico da propriedade, foi ministrado pelo gerente técnico de Serviços da CRV Lagoa, André Dal Maso, e por Rafael Reis, também integrante da equipe de Serviços da Central.

O principal objetivo do curso foi atualizar os colaboradores da propriedade sobre as novidades do segmento de IA e IATF, bem como nivelar conceitos teóricos e práticos ligados a atividade.

Para Dal Maso, é muito importante que as empresas capacitem seus funcionários com teoria e prática, pois qualquer tecnologia depende das duas áreas. “Fizemos questão de trazer novos conceitos teóricos aos colaboradores, porque eles precisam entender todo processo em que estão envolvidos. Ao mesmo tempo, não abrimos mão de realizar o treinamento prático”, destaca.

O curso contou com quatro horas teóricas e oito horas de prática, abordando os temas Boas Práticas nos Manejos dos Protocolos de IATF e Boas Práticas no Manejo da Inseminação.

A Santa Vergínia Agropecuária é cliente da CRV Lagoa e foca suas compras em animais oriundos de programas de melhoramento genético. Segundo Vitor Hugo, este ano a propriedade vai trabalhar com os touros PAINT Phantom, Astro TUL e Pirlo TUL, entre outros. “São touros escolhidos por suas avaliações genéticas”, explica.

O resultado deste trabalho começou a ser intensificado na última estação de monta, onde as fêmeas Nelore foram expostas a reprodução aos 14-16 meses.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.