• Notícias

Filha de Famoso sagra-se Grande Campeã do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2016

Thell de Castro Leite Zebu 10 de maio de 2016

Print Friendly and PDF





Discreta FIV WAD, filha de Famoso TE Silvania, destaque da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa, sagrou-se Grande Campeã do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2016, em Uberaba (MG).

Em seu terceiro concurso leiteiro, a matriz, de propriedade de Winston Drummond, da Fazenda Quilombo, produziu média diária de 61,99 kg de leite e sagrou-se campeã em qualidade do leite, pelo baixo índice de células somáticas, somente 46 mil céls/ml.

Discreta também foi Campeã Vaca Jovem no Concurso Leiteiro de Passos (MG). Obteve média diária de produção de 55,907 kg de leite e pico de produção de 61,125 kg de leite em março de 2016. Discreta pariu aos 36,6 meses de idade e sagrou-se Campeã Vaca Jovem A matriz possui força leiteira evidenciada, excepcional volume e projeção posterior de sistema mamário.

Ela ainda se sagrou Grande Campeã, Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Jovem do Concurso Leiteiro de Araxá (MG), em 2016, com média de produção de 62,860 kg de leite.

Trata-se de uma jovem matriz, que reúne Famoso como pai (PTA +339,1 kg de leite), Jaguar TE do Gavião como avô materno e Impressor de Brasília como bisavô materno. Sua mãe, Sarja, produziu 11.149 kg de leite na 1ª lactação.

Famoso TE Silvania possui genealogia preciosa: reúne Sansão, número 1 no ranking PNMGL 2015, e Nata, recordista de produção, doadora histórica e consagrada, mãe de touros provados. Touro Heterozigoto AB para Beta lacto-globulina e A2A2 para Beta-caseína. Sua mãe, Nata, possui produção vitalícia de 60.000 kg de leite, transmite quadrante de garupa excepcional e sistema mamário fantástico. Famoso tem fenótipo de destaque, força leiteira evidenciada, harmonia de conjunto e excelentes aprumos.

Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa, ressalta a qualidade das progênies de Famoso, tanto em produtividade como em conformação funcional. “São matrizes extraordinárias, produtivas e funcionais. Os úberes das filhas de Famoso, tanto no Gir Leiteiro, como no Girolando, impressionam pela forma, volume, correção de tetos, e, principalmente, pela projeção dos quartos posteriores para trás e para cima. São aparatos mamários de excelente largura de posterior”, destaca.

Famoso tem sêmen convencional e sexado disponível na CRV Lagoa.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.