• Notícias

3º Encontro CRV Lagoa de Profissionais da IATF apresentou resultados do IFert

Thell de Castro IFert 8 de julho de 2015

Print Friendly and PDF



O 3º Encontro CRV Lagoa de Profissionais da IATF ocorreu no dia 02 de julho, em Sertãozinho (SP), contando com a presença de técnicos e dos especialistas Prof. Dr. Rubens Paes de Arruda (andrologia animal e características seminais) e Prof. Dr. Pietro Baruselli (reprodução animal), ambos da USP.

No evento, foram apresentados os resultados do IFert (Índice de Fertilidade de reprodutores utilizados na IATF) dos touros de sua bateria. O IFert é, atualmente, o único índice calculado, com critérios estatísticos, capaz de predizer a fertilidade média real de reprodutores utilizados em programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

Com uma base de dados com mais de 95 mil informações, encaminhadas por mais de 20 técnicos, envolvendo 276 reprodutores de diversas centrais, e uma parceira sólida com a Gensys, a CRV Lagoa avalia o potencial reprodutivo dos touros utilizados em programas de IATF. Através de análises estatísticas e seleção dos dados enviados, é possível isolar apenas o “fator touro” dentro dos grupos contemporâneos avaliados. Este resultado assegura o potencial produtivo médio dos touros utilizados dentro destes programas reprodutivos.

Os resultados do IFert foram apresentados pelo gerente técnico de Serviços da CRV Lagoa, André Dal Maso, e poderão ser visualizados nos próximos catálogos das raças de Corte Europeu e Corte Zebu.

Segundo Dal Maso, “a ciência possui um grande desafio, que é identificar quais características seminais são responsáveis por tornar um touro mais eficiente na fertilização, quando utilizado em programas de IATF. Contudo, o campo não pode esperar tal informação, precisa de resultados rápidos e confiáveis. Por isso, a CRV Lagoa investe constantemente em inovação, que é um de nossos valores corporativos, através de novos índices como o IFert, para disponibilizar aos técnicos e clientes informações seguras, que impactem diretamente na melhoria da lucratividade da atividade pecuária”.

Para Paes de Arruda, o IFert é uma informação importante, pois, apesar de serem realizados vários exames laboratoriais para avaliar a qualidade espermática de sêmen congelado, nenhum deles é capaz de predizer o real potencial de fertilidade no campo.

Segundo Baruselli, “não existe melhor laboratório que o útero de uma vaca”, e o IFert é uma ferramenta que avalia os resultados dos touros em condições reais de trabalho no campo.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.