• Notícias

CRV Lagoa desenvolve Navegador de Resultados para o segmento leiteiro

Thell de Castro Institucional 15 de outubro de 2014

Print Friendly and PDF



Todo produtor de leite define metas para sua fazenda. Esses objetivos podem ser diferentes, dependendo da fazenda ou da região, mas o rebanho está sempre no centro e no coração do negócio.

As mudanças nas condições de mercado e do ambiente em que a fazenda está localizada terão impacto sobre a forma como o rebanho é gerenciado, estimulando produtor a pensar um passo à frente.

A CRV Lagoa compartilha o compromisso do pecuarista com a evolução do rebanho e sente-se responsável em ajudá-lo a alcançar os melhores resultados possíveis. A chave para isso tudo está no bom manejo do rebanho.

Ao desenvolver o Navegador de Resultados, a CRV Lagoa detalha sua visão de como funciona um manejo saudável do rebanho, concentrando-se em três palavras-chaves, que podem fazer toda a diferença na grande maioria das propriedades de leite no Brasil. São elas: conhecer a realidade, planejar e melhorar.

Conhecer a realidade: a gestão eficaz do rebanho começa com a análise das informações que estão disponíveis no próprio rebanho. É preciso conhecer a realidade de cada propriedade e identificar a sua capacidade genética. Através do monitoramento constante, os resultados devem ser aperfeiçoados.

Planejar: com conhecimento da realidade e dos objetivos a serem alcançados, é possível atingir metas de desempenho do rebanho com maior clareza, identificando os resultados que precisam ser melhorados.

Melhorar: ótimos resultados só podem ser alcançados com uma implementação mais assertiva, o que permite o melhoramento acelerado do rebanho, que depende das circunstâncias específicas de cada fazenda e de uma visão aprofundada para os detalhes a serem trabalhados.

Além das três palavras-chaves para o manejo saudável do rebanho, é preciso ter foco pleno no melhoramento genético. Portanto, o produtor de leite precisa ser bem orientado para que consiga identificar, com a ajuda de especialistas, quais são os objetivos de seleção de seu rebanho em longevidade, eficiência, sanidade, fertilidade e produção.

Aliado aos objetivos de seleção, também é fundamental identificar o sistema de produção do rebanho, que pode ser:

Raças puras: focado na escolha de uma determinada raça leiteira visando à seleção como principal estratégia de melhoramento genético, buscando a padronização e uniformização dos processos de manejo, ambiente e gerenciamento.

Produção tropical, que busca o desenvolvimento de uma genética eficiente e produtiva em condições de clima tropical, quente e úmido. Para tanto, a principal estratégia utilizada são os cruzamentos, buscando conciliar a elevada capacidade de produção leiteira das raças europeias com a rusticidade e adaptação das raças zebuínas.

Produção Corporativa, que trabalha com um maior alinhamento entre os produtores e seus respectivos processadores de leite. O melhoramento genético do rebanho busca atingir objetivos comuns, previamente definidos, que promovam ganhos tanto para os produtores como para as indústrias lácteas.

“A CRV Lagoa pode ajudar a escolher a melhor abordagem e as soluções a serem implementadas em cada realidade. Elas podem ser em diversas áreas, tais como informações sobre produtos, serviços, orientação no melhoramento genético ou uma combinação de todos eles. Tudo isso é feito para melhorar geneticamente o rebanho como um todo, promovendo aumento nos resultados técnicos e econômicos de cada propriedade leiteira”, destaca Wiliam Tabchoury, gerente do departamento Leite da Central.

O Navegador de Resultados estará disponível em breve no site da CRV Lagoa, assim como nos catálogos de leite.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.