• Notícias

Progênies de touros CRV Lagoa comandam Concurso Leiteiro da ExpoZebu

Thell de Castro Leite Zebu 19 de maio de 2014

Print Friendly and PDF



As progênies dos touros Gir Leiteiro da CRV Lagoa comandaram o Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2014. Filhas e netas de CA Sansão e filhas de Jaguar se consagraram em produtividade.

O Concurso Leiteiro da ExpoZebu 80 anos contou com a participação de 32 fêmeas Gir Leiteiro nas três categorias: Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Vaca Adulta.

No campeonato Fêmea Jovem, tivemos uma dobradinha de filhas de CA Sansão: Oquema FIV Vila Rica, que obteve média de 48,90 kg de leite de média diária, sagrou-se o Melhor Úbere Jovem (expositora Maria do Carmo Oliveira Menezes), e Donana FIV Alambari obteve média de 47,92 kg de leite de média diária (expositora Hérica Cristina Ferreira Diniz).

No campeonato Vaca Jovem, dobradinha de filhas de Jaguar TE do Gavião: Bailarina FZD Lumi obteve média de 53,21 kg de leite de média diária e 159,63 kg de leite em produção total, sagrando-se também a Reservada Grande Campeã do Concurso Leiteiro, da Lumiar Agropecuária Ltda. Já Bruxelas FZD Lumi obteve média de 45,43 kg de leite de média diária.

E a Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã do Concurso Leiteiro, Artemiza FIV, irmã paterna de Eros TE de Brasília e Dom TE Silvania, produziu média diária de 61,91 kg de leite e 185,74 kg de leite em produção total, sagrou-se Melhor Úbere Adulto, de propriedade de Carlos Eduardo Bezerra.

Mais de 80% das fêmeas que participaram do Concurso Leiteiro possuem genética de touros CRV Lagoa, sendo filhas e netas de CA Sansão, filhas de Jaguar, irmãs de Dom e Eros, filhas e irmãs de Fardo, e irmãs de Famoso.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.