• Notícias

CRV Lagoa apoia leilões da Fazenda Santa Luzia

Thell de Castro Leite Zebu 9 de abril de 2014

Print Friendly and PDF



Tornar-se uma propriedade modelo na criação, seleção e comercialização de animais Girolando não acontece da noite para o dia. A Fazenda Santa Luzia, localizada em Passos (MG), é a primeira propriedade do Grupo Cabo Verde, e, há mais de 70 anos, vem aprimorando seu modelo de trabalho, gerando tendências para um segmento que está em constante evolução.

Com mais de meio século dedicado à atividade leiteira, a Santa Luzia aprendeu com os erros e multiplicou os acertos, trabalhando num objetivo níveo: produzir excelência, através de animais bonitos racialmente, porém funcionais, que busquem no pasto seu alimento e o transforme em leite, muito leite.

O Grupo Cabo Verde é parceiro de genética da CRV Lagoa com os reprodutores Astro FIV Cabo Verde (Gir Leiteiro), Abdu Lord Lily Santa Luzia (Girolando ¾) e Imperor Bolton Santa Luzia (Girolando 5/8), além do lançamento da bateria de Girolando ¾, Farrok, aprovado em 1º lugar na 1ª Prova de Pré-Seleção em Teste de progênie da Raça Girolando, que foi conduzida no Centro de Performance Girolando, em Uberaba (MG). Farrok teve o maior IFCT (índice final de classificação de touros) de 90,5 de todos os touros avaliados e, em breve, terá sêmen convencional e sexado de fêmea para o mercado.

Sempre de olhos focados à frente, aplicando pesquisa e tecnologia, buscando mão-de-obra especializada e capacitada elevaram o seu rebanho a um nível ímpar, que foi capaz de conquistar, por diversas vezes, o título de melhor criador nacional e se tornar o maior produtor de leite a pasto do Brasil. Tendo como alicerce a gestão familiar e a aposta certeira numa raça tropical, o Grupo Cabo Verde soubera aonde o Girolando iria chegar: respondendo por mais de 80% do leite produzido no Brasil, o que a configura na principal raça leiteira de um país continental.

O Girolando cresceu e o compromisso da Fazenda Santa Luzia redobrou. O valioso material genético precisa e merece ser compartilhado, democratizado. Por isso, há 13 anos, no último final de semana de abril, a fazenda abre as porteiras para o Leilão Anual Girolando Santa Luzia. Adentrar na fazenda significa dar de cara com melhoramento genético, eficiência, aumento de produção e, consequentemente, rentabilidade. Além disso, durante o leilão tem-se a certeza de encontrar grandes criadores, todos eles usufruindo do benefício de investir numa genética que acumula resultados há 70 anos.

“O negócio leite entrou numa nova dinâmica, e se posicionou em novos patamares de preços, se tornando uma atividade interessante, com bom retorno financeiro. É o momento de o produtor se organizar para fazer maior volume de produção e ajustar sua escala. Para isso, investir em genética, em animais especializados na produção leiteira, é o caminho.” Quem afirma é Maurício Coelho, médico veterinário e gestor da Santa Luzia, que, ao longo desses anos, passou por diversas oscilações de mercado, experimentando diversas variáveis e peculiaridades inerentes à atividade.

4o Leilão Noite de Gala Santa Luzia

A noite de 25 de abril vai inaugurar o final de semana de grandes negócios do Grupo Cabo Verde. Às 20h, na sede da fazenda, o leilão Noite de Gala trará refinamento e cabeceira. Nela, os principais selecionadores de genética leiteira do país desfrutarão de muito glamour e da oferta de animais de altíssima qualidade, procedentes da Santa Luzia e dos principais criatórios de Girolando do Brasil. O leilão ofertará 36 lotes, 16 da Santa Luzia e 20 dos convidados, que, em deferência ao trabalho do Grupo Cabo Verde, disponibilizarão alguns dos seus melhores exemplares.

Catálogo:

https://issuu.com/berrantecomunica/docs/cat__logo_noite_de_gala

13o Leilão Anual Girolando Santa Luzia

O mais tradicional leilão de Girolando do país, a 13a edição do Leilão Anual Girolando Santa Luzia, acontece no dia 26 de abril, a partir das 13h, focado no objetivo de ser reconhecido como um diferencial na história da raça Girolando. Um evento aguardado pelo mercado leiteiro, pois coloca à disposição dos investidores mais de 120 vacas em início de lactação, 100 novilhas prenhes e 50 bezerras, totalizando 270 animais. A consistência genética e a alta produção dos animais ofertados desperta o interesse de criadores de diversas regiões, trazendo à Santa Luzia mais de 1.000 pessoas em cada edição.

Os dois arremates serão organizados pela Embral Leilões e contam com a assessoria técnica da Boi/BeefMilk Brasil. A transmissão, ao vivo, será feita pelo Canal Terraviva.

Leilão Virtual Gir Leiteiro São José do Can Can

No dia 27, domingo, a partir das 10h30, durante o programa Mercado do Leite, no AgroCanal, acontecerá o Leilão Virtual Gir Leiteiro São José do Can Can. Na oportunidade, serão ofertadas bezerras, novilhas e tourinhos Gir Leiteiro da mais alta qualidade, fruto de FIV das melhores doadoras São José do Can Can. O evento, organizado pela Nova Sat, finaliza o final de semana de negócios do Grupo Cabo Verde.