• Notícias

Fiel, touro em coleta na Lagoa da Serra, é destaque na Expozebu 2004

Corte Zebu 1 de novembro de 2004

Print Friendly and PDF


Fiel e sua progênie Campeã na Expozebu

A progênie de Fiel, reprodutor da raça Nelore Mocho em coleta na Lagoa da Serra, a maior central de inseminação artificial da América Latina, tem obtido destaque em várias exposições neste ano, principalmente na 70ª Expozebu, ocorrida recentemente em Uberaba (MG).

Olimpo TE Boticão, filho de Fiel, do criatório de Flávio Cotrim, sagrou-se Reservado Grande Campeão Nelore Mocho. Olimpo também foi Grande Campeão da raça em Barretos (SP). Além disso, a progênie de Fiel da Fazenda Boticão foi Campeão Progênie de Pai e Campeão Progênie de Mãe. A Fazenda Boticão localiza-se em Barretos e figura há 3 anos entre os 10 melhores criatórios de Nelore Mocho do Brasil, segundo o ranking da ACNB.

“A produção do Fiel na Fazenda Boticão foi excelente em termos de comprimento de carcaça, ossatura e beleza racial. Essas características ajudaram a progênie a conquistar o título na Expozebu. A linhagem Fajardo, pai de Fiel, associada com a Rastã (pai de Íris, a mãe de Fiel) gera ótimas matrizes leiteiras, com boa habilidade materna, muita produção e características que procuramos usar em nossa seleção, altamente produtivas”, ressalta Cotrim.

Além disso, ainda em Uberaba, Ingresso TE STF, filho de Fiel, do criatório de Silvio Salomão foi Reservado Campeão Junior Menor. Outro reprodutor de Salomão, também filho de Fiel, já havia sagrado-se Campeão Touro Jovem em Santo Antônio da Platina (PR).

Para o proprietário de Fiel, o pecuarista Luis Carlos Marino, os resultados da Expozebu coroam todo o trabalho realizado até hoje em prol do reprodutor. “É uma demonstração clara que Fiel está crescendo, produzindo cada vez melhor. Além disso, estão acertando nos acasalamentos, o que gera filhas com grande quantidade de leite, entre outras ótimas qualidades”, ressalta.

“Fiel é filho direto de Fajardo em vaca Lajedo OB, com provas destacadas nos sumários USP e PAINT Consolidado. Imprime conformação, musculatura e forte pigmentação. É indicação direta para fêmeas de linhagem Hasik, Diago e Voltaire. Os resultados obtidos em Uberaba e em outros eventos comprovam sua qualidade com alto destaque para fertilidade”, afirma Ricardo Abreu, gerente de Corte/Zebu da Lagoa.