• Notícias

Touros e progênies de reprodutores em coleta na Lagoa da Serra são destaques na Expozebu 70 anos

Corte Zebu 1 de novembro de 2004

Print Friendly and PDF


Pista de Julgamento da Expozebu 2004

As progênies dos touros que integram a bateria da Lagoa da Serra obtiveram destaque na 70ª Expozebu (Exposição Internacional do Gado Zebu), que aconteceu entre 30 de abril e 10 de maio, em Uberaba (MG). Participaram dos julgamentos mais de 2,6 mil animais das raças Brahman, Guzerá, Gir, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.

Na raça Guzerá, o touro Apollo TE da DER, já com sêmen disponível, conquistou o 2º prêmio na categoria Touro Sênior. No Nelore, Cristal da Sabiá, cujo avô materno é Tatcher, foi Campeã Fêmea Jovem e Grande Campeã da Expozebu. Enfezada, também progênie de Tatcher, foi Campeã Novilha Menor, enquanto Conde TE da Recreio, filho de Enlevo em vaca Myke, sagrou-se Campeão Bezerro.

No Nelore Mocho, um dos grandes destaques da Expozebu 2004 foi a progênie espetacular de Fiel, que fez o Reservado Campeão Sênior e Reservado Grande Campeão da raça, Olimpo TE da Boticão, Campeão Progênie de Pai, com os produtos da Fazenda Boticão, de Flávio Cotrim e o Reservado Campeão Junior Menor, Ingresso TE STS.

Mais conquistas no Nelore Mocho: Enganada do Varrela, filha de Voltaire, foi Reservada Grande Campeã e Reservada Campeã Novilha Maior; Íris FIV da Valônia, filha de Fajardo, foi Reservada Campeã Novilha Menor; Dhumu DB, filho de Helíaco, foi Reservado Campeão Bezerro e Voltaire II Jr da RS, filho de Voltaire, foi Reservado Campeão Junior Menor.

No Ranking Geral dos Touros, alguns dos reprodutores da Lagoa obtiveram excelentes colocações, como Enlevo, o 5º melhor, 1646 da MN, o 6º, Ilustre, o 7º, Tatcher, o 8º, Fajardo, o 9º e Legat, o 10º colocado.

Contratações– Na Expozebu, a Lagoa contratou quatro reprodutores para oferecer ainda mais opções aos pecuaristas.

Na raça Guzerá, foi contratado Ciumento CL 3 Marias, de propriedade de Maria M. Lindenberg, da Fazenda Três Marias de Linhares (ES). Com pedigree muito interessante (Lajedo AM em vaca Boneca, uma das matrizes mais destacadas na raça), tem frame moderado, boa musculatura, ótima linha dorso-lombar com garupa plana e bainha prepucial bem direcionada. É destaque para sua prova no Sumário EMBRAPA/03, onde é classe 1 para DEP P240 (32º melhor), DEP TM 240 (8º melhor) e DEP P420 ( 56º melhor) entre 2.149 animais avaliados.

Na Brahman, Mr Imperial POI 20 Big Boy, cujo proprietário é Luiz Carlos Monteiro, da Fazenda Imperial, de Arandu (SP). Big Boy é filho de 3B MR Suva 239 x Gramillares 961 Atil. Foi Campeão Bezerro em Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campeão Júnior Menor e Reservado Grande Campeão em Avaré e Reservado Campeão Júnior Maior na Expozebu/04. Com 18 meses de idade, possui um excelente comprimento corporal, musculatura proeminente no quarto-traseiro e ossatura mediana.