• Notícias

ExpoZebu: Filha de CA Sansão foi Grande Campeã Gir Leiteiro

Thell de Castro Leite Zebu 28 de maio de 2013

Print Friendly and PDF



O Gir Leiteiro brilhou durante a ExpoZebu 2013, que teve em pista 437 animais da raça, sendo 106 machos e 331 fêmeas. Léo Machado Ferreira, parceiro da CRV Lagoa, foi o Melhor Criador e Melhor Expositor.

Fécula FIV F. Mutum sagrou-se Campeã Vaca Adulta e Grande Campeã, enquanto Helca FIV F. Mutum sagrou-se Reservada Campeã Vaca Adulta e Melhor Úbere Vaca Adulta. Ambas são filhas de CA Sansão e de propriedade de Léo Machado Ferreira.

A Fazenda Mutum é de propriedade de Leonidio Ferreira Gomes, de Léo Machado Ferreira e de Bruno de Souza Machado Ferreira. Localizada em Alexânia, no interior de Goiás, a fazenda é da família desde 1970. Especializada na pecuária leiteira, trabalha com animais Gir Leiteiro e Girolando.

Durante o 5º Leilão Gir Leiteiro da Fazenda Mutum, realizado em Brasília (DF), um momento ficará para a história da raça. No dia 13 de setembro de 2012, 50% da Grande Recordista Mundial em Concurso Leiteiro, Fécula TE F. Mutum, filha de Sansão, foi comercializado pelo valor de R$ 1,2 milhão.

Além de bater seu próprio recorde e produzir a marca de 52,793 kg de leite de média no Concurso Leiteiro em 2011, ela foi a melhor fêmea do Ranking ABCGIL 2010/2011, Grande Campeã Nacional, Melhor Úbere da Megaleite 2011, Grande Campeã e Melhor Úbere da Expo Goiânia 2011, Grande Campeã e Melhor Úbere da Expo Luziânia 2011, Grande Campeã e Melhor Úbere da Expo Uberlândia 2011, e o segundo Maior Valor Genético da Fazenda Mutum.

A gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa, Tatiane Tetzner, destaca que “trata-se de uma doadora por excelência, que alia produção e conformação, assim como inúmeras outras doadoras filhas de CA Sansão”.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.