• Notícias

Filha de Jaguar se consagra na ExpoZebu 2013

Thell de Castro Leite Zebu 28 de maio de 2013

Print Friendly and PDF



A Reservada Grande Campeã Gir Leiteiro na ExpoZebu 2013 foi a vaca Casuarina FIV Cal – 6.781 kg em 234 dias (Quica Cal x Jaguar TE do Gavião), de criação de Gabriel Donato de Andrade, da Fazenda Calciolândia, e de propriedade do criador Pedro Passos, da Lumiar Agropecuária.

Quica Cal, mãe de Casuarina, é irmã de Big FIV Cal, também da bateria da CRV Lagoa. Casuarina também foi a Campeã Vaca Jovem e Melhor Úbere Vaca Jovem da exposição.

Jaguar TE do Gavião é touro de destaque do Sumário PNMGL – ABCGIL/EMBRAPA. O reprodutor sempre esteve entre os primeiros do ranking para PTA Leite, e, nos últimos anos, fez as recordistas de produção e grandes campeãs Sampa, Iname, Mitra, Índia, entre inúmeras outras, e, mais recentemente, a Grande Campeã Inércia FIV F Mutum.

Atual 11º colocado no Ranking PNMGL, com PTA de 484,7 kg de leite e 86% de confiabilidade, melhorador de úberes e avaliação linear espetacular, Jaguar é o atual líder absoluto da biotecnologia de FIV no Brasil e em países que utilizam a genética de sêmen sexado de fêmea do Gir Leiteiro, tanto para acasalamentos com fêmeas da raça, como holandesas, além de cruzamentos para obtenção do melhor Girolando.

Jaguar se destacou também no Girolando, com sua filha recordista absoluta Vaca Jovem ½, BB Milk Nugget, dentre várias outras doadoras de destaque ¼ e ½.

“Jaguar se destaca na atualidade como pai das melhores matrizes quanto à conformação de sistema mamário. O touro é unanimidade na atualidade como o touro mais importante do Gir Leiteiro em excelência em sistema mamário, juntamente com produção de leite em sua progênie. Suas filhas são equilibradas em estatura, harmonia de conjunto e excelente pigmentação, úberes sensacionais, com correção de tetos, quanto a comprimento e diâmetro, e sustentação forte através dos ligamentos anterior e central”, destaca Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.