• Notícias

Novidades da seleção EAO na bateria Nelore da CRV Lagoa

Thell de Castro Corte Zebu 24 de maio de 2013

Print Friendly and PDF





Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa, e o consultor de campo Maurício Barros, foram recebidos durante dois dias por Maurício Filho, diretor do grupo EAO, na Fazenda Baviera, em Itagiba (BA). A seleção conta com 2.200 matrizes PO voltadas para produtividade e avaliadas nos programas de melhoramento, sendo acasaladas com touros provados e de elevada confiabilidade.

Foram vistos mais de 250 bezerros dos meses de setembro e outubro de 2012 para avaliação e aparte a fim de participação no Centro de Performance CRV Lagoa. Treze bezerros foram apartados, sendo filho de touros como Jamanta, Backup, 1713 da Laçada e Neval EAO.

Ricardo Abreu e Maurício Barros conferiram também as doadoras da EAO que produzem embriões através de FIV. São 17 doadoras de elevado MGT, com filhos avaliados. Dessas, sete doadoras são filhas diretas de Backup e possuem mais de 18 pontos de MGT na ANCP.

Foram observados filhos de Neval EAO, filho de Provador em vaca Rambo da MN, que se caracterizam por elevada conformação de carcaça e estrutura, sendo opção para acasalamento em fêmeas das linhagens Zefec.

Dois casais filhos de Neval estarão ao vivo na ExpoGenética para serem mostrados. O touro Neval reforça a bateria da CRV Lagoa e seguirá para coleta na Central, em Sertãozinho (SP).

Outro destaque foi o touro Quartel da EAO, da safra 2011, filho direto de Falisteu em vaca Backup, que tem mais de 20 pontos de MGT e foi líder nas avaliações internas da EAO. Quartel da EAO foi contratado para coleta de sêmen e para o teste de progênie da Reprodução Programa da ANCP – estação 2013/2014.

Falisteu da S. Marina é uma das grandes novidades da bateria Nelore da Central, com sêmen a pronta entrega.

“A seleção EAO prima por utilização primordial de touros provados e de elevada confiabilidade. Assim podemos comprovar uma base sólida e consistente. Somos parceiros em produtos, incluindo vários touros em coleta, como Missoni, Falisteu e, agora, Neval e 6579, além da participação no CP CRV Lagoa. Agradecemos a confiança da EAO e a continuidade nas parcerias”, finaliza Ricardo Abreu.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.