• Notícias

Missoni foi um dos grandes destaques da ExpoZebu 2013

Thell de Castro Corte Zebu 16 de maio de 2013

Print Friendly and PDF



A CRV Lagoa esteve presente na 79ª ExpoZebu e acompanhou o sucesso de mais uma exposição internacional organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Fortalecida pelo bom momento vivido pelo mercado, a feira apresentou grande liquidez nos arremates, além de significativo dinamismo no julgamento das 10 raças zebuínas.

A ExpoZebu também é a vitrine para o zebu nacional na América Latina e recebeu mais de 300 visitantes internacionais, capitaneados pelo Brazillian Cattle, que completou 10 anos de existência em 2013. A exposição mostrou aos ilustres visitantes o melhor da produção brasileira de corte e leite, alicerçada no consumo de forrageiras – o que nos coloca no patamar de produção sustentável perante o mundo.

Um dos principais destaques nos arremates da raça Nelore foi a venda de 50% da futura matriz Dadiva FIV BRUN no Leilão Noite dos Campeões. Dádiva FIV BRUN é filha do raçador Missoni TE da Guadalupe, que, além dessa fêmea, produziu o Reservado Campeão Junior Menor da exposição, o animal Ganache FIV DB. Treze foi o número de filhos do Nelore Missoni que participaram e se destacaram na pista de julgamento da ExpoZebu.

Além de Missoni, o animal Índio da Estiva, da raça Sindi, destacou-se e foi Campeão Progênie de Pai.

“A ExpoZebu é importante fonte genética para as centrais de inseminação de todo o país, pois nesta exposição destacam-se os principais animais de todas as raças zebuínas. O progresso genético obtido pelos maiores criadores do Brasil pode ser visto no maior palco das raças zebuínas do mundo, sendo objetivo da CRV Lagoa disponibilizar esse material genético aos seus clientes o mais brevemente possível”, destaca Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu.

É importante lembrar que os resultados são alcançados quando os animais grandes campeões da ExpoZebu produzem filhos que são igualmente reconhecidos como superiores, como é o caso do Grande Campeão da ExpoZebu 2009 da raça Nelore – Missoni Guadalupe, e do Grande Campeão da ExpoZebu 2007 da raça Sindi – Índio da Estiva, ambos pertencentes à bateria de Corte Zebu da CRV Lagoa e produtores de outros animais de destaque na exposição desse ano.

“Missoni foi Grande Campeão da ExpoZebu em 2009 e teve suas primeiras doses disponíveis no segundo semestre do mesmo ano. Quatro anos depois, temos vários produtos filhos diretos dele sendo premiados. Isso o comprova como um dos grandes raçadores da atualidade”, destaca Ricardo Abreu.

O Departamento de Corte da CRV Lagoa trouxe novidades da 79ª ExpoZebu, que, em breve, farão parte do portfólio da Central. Dentre elas está o animal Elano FIV FNT (Basco da SM x Isabel – Fajardo da GB), que se consagrou nas pistas do Brasil e foi premiado em vários eventos importantes: Grande Campeão em Uberlândia 2012, Reservado Grande Campeão em Três Lagoas, Reservado Grande Campeão em Ituverava, Campeão Touro Sênior em Passos 2013, entre outros.

“Elano consolida a parceria da CRV Lagoa com a Fazenda Nova Trindade, onde buscamos novas opções de reprodutores com currículo diferenciado. Conquistou mais de 11 campeonatos na sua carreira e é filho de Basco da SM em vaca Fajardo da GB, sendo opção direta nas fêmeas Gim, Jeru, Bitelo SS e Panagpur”, ressalta Abreu.

Na raça Tabapuã, o touro Macacão das 4 Irmãs conquistou Reservado Campeão Progênie de Pai, 1º Prêmio Júnior Maior (Gorila FIV da RF 4 Irmãs), 1º Prêmio Touro Jovem (Kiko RF 4 Irmãs) e 1º Prêmio Touro Jovem (Kiko RF 4 Irmãs).

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.