• Notícias

Novidade na bateria Nelore da CRV Lagoa: Rondel da Bonsucesso

Thell de Castro Corte Zebu 6 de maio de 2013

Print Friendly and PDF





O mercado de genética necessita constantemente novidades consistentes para utilização maciça em diversos acasalamentos. Atendendo essa necessidade, a CRV Lagoa apresenta o touro Rondel da Bonsucesso, da raça Nelore, considerado o sucessor do genearca Marisco do IZ.

Nas suas primeiras avaliações, é Top 0,5% no índice de qualidade genética no Sumário Geneplus Embrapa, apresentando equilíbrio em todas as características avaliadas.

“Firmamos a parceria com a Fazenda São Lucas por acreditar nos benefícios de produtividade que Rondel vai transmitir às suas progênies nos mais diferentes rebanhos. Precisamos de opções de pedigree nos touros registrados, com boas DEPs, e o Rondel é um dos grandes destaques com essa virtude”, ressalta Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

De pedigree aberto, Rondel é filho direto de Marisco em vaca Polonês, tornando-se, assim, opção direta para indicação nas linhagens Zefec Abdala, Gim de Garça, Golias, 1646 da MN, Rambo, Jamanta, Backup, entre outros.

“Será um dos touros mais utilizados na próxima estação de monta. Agradecemos a confiança da Fazenda São Lucas, que também possui em nossa bateria o touro Padmani”, completa Abreu.

Luís Amadeu V. Cardoso, técnico do programa Geneplus Embrapa, destaca que “Marisco foi um dos grandes touros do IZ, por transmitir à sua progênie volume e comprimento de carcaça, costelas muito arqueadas e profundas. Rondel é filho de Marisco em vaca Polonês, uma união de muitas qualidades, como desempenho, conformação, habilidade materna e reprodução”.

Amadeu também destaca que o touro conta com boas DEPs para todas as características no programa Geneplus Embrapa. “É destaque para as características de ultrassonografia, como área de olho de lombo (AOL) Top 0,1% e marmoreio (MAR), Top 0,5%, além de ser uma ótima opção para os mais diversos acasalamentos”, finaliza.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.