• Notícias

Leite Zebu: CRV Lagoa conquista títulos na Fenagro 2012

Thell de Castro Leite Zebu 17 de dezembro de 2012

Print Friendly and PDF



As progênies de touros das raças Gir Leiteiro e Girolando da CRV Lagoa se destacaram durante a Fenagro 2012, promovida em Salvador (BA). O estande da Central foi o ponto de encontro entre criadores e parceiros de genética.

O evento consagrou Graciosa Kenyo (filha de CA Sansão x Queimada dos Poções), do criador e expositor José Geraldo Vaz Almeida, que foi a Grande Campeã do Concurso Leiteiro, tendo atingido média de 48,933 Kg de leite.

A Reservada Grande Campeã, do mesmo criador, proprietário da Fazenda Belo Horizonte, situada em Amargosa (BA), foi a vaca Vanguarda FIV JFR (CA Sansão x Ministra TE), cuja média final foi de 45,813 quilos de leite. Ela já possui o título de Grande Campeã do torneio leiteiro da Expoagro 2010, também realizada em Salvador.

José Geraldo Vaz Almeida também comemorou a vitória do Grande Campeão da Fenagro 2012, Destaque FIV JGVA, integrante da bateria de Gir Leiteiro da CRV Lagoa, com disponibilidade de sêmen convencional e sêmen sexado de fêmea.

Segundo Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite da Central, “Destaque é uma excelente opção na raça Gir Leiteiro, com sete touros provados na sua genealogia. Sua mãe, Cafona Mutum, sagrou-se Campeã Progênie de Mãe Expozebu, duas vezes Grande Campeã Fenagro (2005 e 2006), duas vezes Campeã Progênie de Mãe (2008 e 2009) e Grande Campeã do Concurso Leiteiro da Fenagro 2009. Está em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2017”.

No total, passaram pela pista de julgamento 144 animais, sendo 112 fêmeas e 32 machos. Com o desempenho de seus animais, José Geraldo Vaz Almeida obteve os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor da Fenagro 2012.


Tatiane Tetzner e Maurício Barros com Robervaldo e família


Tatiane Tetzner com José Geraldo Vaz e Marcelo Vaz


Destaque FIV JGVA


Grande Campeonato de Machos (Destaque, Grande Campeão, e seu filho Galante, Campeão Júnior Menor)