• Notícias

ExpoZebu 2012: Genoma do zebu leiteiro será mapeado

Thell de Castro Leite Europeu 16 de maio de 2012

Print Friendly and PDF


Antonino Bosco, Dr. Rui Verneque (Embrapa CNPGL), Dra. Lucia Galvão Albuquerque (UNESP/FCAV), Raul Carneiro e Alessandro Esteves

No dia 04 de maio, durante a ExpoZebu 2012, em Uberaba (MG), ocorreu o lançamento do projeto “Sequenciamento do Genoma do Zebu Leiteiro”, envolvendo as raças Gir leiteiro e Guzerá. O projeto foi articulado pelo Pólo de Excelência em Genética Bovina e coordenado pela Embrapa Gado de leite, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Epamig e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estiveram presentes importantes nomes da pesquisa e melhoramento animal de todo o Brasil.

Durante o evento também foi lançado o livro “Genética Bovina Brasileira: Mercado Internacional e Mapeamento das Competências e Tecnologias Mineiras”, que apresenta um panorama do mercado de pecuária bovina e apresenta os pesquisadores envolvidos nas pesquisas envolvidas no projeto.

A CRV Lagoa prestigiou o evento, com a presença de seu diretor-presidente, Vladimir Walk, corpo gerencial e vários membros de suas equipes. “Linhas de pesquisa na área molecular envolvendo o zebu são importantes e necessárias para o melhoramento genético no Brasil. Os resultados dessas pesquisas poderão viabilizar o mapeamento de genes relevantes e suas influências sobre características de interesse econômico”, explica Raul Carneiro, gerente do Gestor Leite, programa de melhoramento para bovinos leiteiros da Central.

“A CRV pesquisa técnicas moleculares desde a década de 1990 e as aplica em seu trabalho de seleção genética desde 2008. Observamos incremento significativo no progresso genético obtido no trabalho de seleção na raça holandesa. Acreditamos que os resultados gerados pela pesquisa da Embrapa e demais envolvidos possam contribuir em muito nas linhas de seleção de raças zebuínas no Brasil. Foi uma satisfação prestigiar o evento. Quem mais ganha com isso é a pecuária nacional”, acrescenta Raul Carneiro.

Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.