• Notícias

Frondoso do IZ fortalece bateria Nelore da CRV Lagoa

Thell de Castro Corte Zebu 6 de fevereiro de 2012

Print Friendly and PDF



Grande referência em trabalho de seleção na raça Nelore, o Instituto de Zootecnia, a cada ano, disponibiliza cada vez mais animais melhoradores para o mercado. Na contínua parceria consolidada entre o IZ e a CRV Lagoa, já se encontra na Central, para reforçar a bateria, o touro Frondoso do IZ.

Da safra 2006, Frondoso representa a moderna carcaça com características de funcionalidade evidentes. “Estivemos no IZ em dezembro e o Frondoso nos chamou a atenção pelo elevado volume de musculatura de posterior com ossatura forte, aprumos corretos e pelagem firme. As características econômicas são uma marca da seleção do IZ e quando temos um indivíduo que agrega funcionalidade a isso é de grande valia”, destaca Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa. “Além disso, ele possui uma das melhores DEPs para precocidade sexual com 1,09 cm para DEP PE”, completa.

Sua linhagem provém de Quadril IZ, destaque para conformação de carcaça, e Pacará. Tem ótimo arqueamento de costelas e é indicado em fêmeas das linhagens Marisco, Radial, Ganhoso, Provador e Backup.

“O Frondoso do IZ foi um dos primeiros animais a serem avaliados na prova de consumo alimentar residual em 2007, junto com a prova de ganho de peso do IZ, sendo classificado como Elite para peso aos 378 dias e apresentando consumo alimentar residual negativo, classificado como animal eficiente na transformação de alimentos em carne. Ele foi utilizado no plantel do IZ durante três anos, possuindo filhos classificados como Elite e Superior na PGP e como CAR negativo na avaliação de eficiência alimentar”, destaca Renata Helena Branco, diretora técnica de divisão do Centro de Pesquisa em Pecuária de Corte do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho.

“A contratação do Frondoso do IZ pela CRV Lagoa vem coroar a parceria de longa data, colocando no mercado o primeiro animal comprovadamente eficiente na característica de consumo alimentar residual, isso é, o primeiro animal disponibilizado ao mercado que transforma, de forma eficiente, alimentos em carne”, completa.

“A parceria entre o IZ e a CRV Lagoa é focada em democratizar a genética através da inseminação artificial, do sêmen sexado e do programa CRV Lagoa Embryo, o que há de mais moderno na pecuária nacional. Aproveitamos para agradecer ao IZ pela contínua confiabilidade”, finaliza Ricardo Abreu.

Mais informações sobre a bateria Nelore e os produtos e serviços da CRV Lagoa estão disponíveis pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.