• Notícias

GrowSafe já está em funcionamento na CRV Lagoa

Thell de Castro Institucional 10 de agosto de 2011

Print Friendly and PDF



O GrowSafe, equipamento de última geração importado do Canadá, já está em pleno funcionamento desde a semana passada no Centro de Performance CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP). A tecnologia visa mensurar a eficiência alimentar dos animais participantes do teste de performance. A CRV Lagoa foi a primeira empresa brasileira de IA a investir integralmente no equipamento e a recebê-lo em sua sede.

Inicialmente, a aplicação do GrowSafe será direcionada para as raças taurinas, com aplicação direta no mercado de cruzamento industrial. Contudo, nas raças zebuínas, também haverá grande espaço para aplicação dessa tecnologia.

Segundo Marcelo Almeida, gerente do departamento Corte da CRV Lagoa, o GrowSafe irá fornecer informações importantes para os índices de seleção. “Com o aparelho, é possível mensurar, de forma eficiente, o consumo de alimento de cada animal, o ganho de peso em relação ao tamanho, se ele correspondeu àquela expectativa de crescimento e quanto custou esse crescimento”, explica.

A eficiência alimentar é um fator muito importante para melhorar os resultados econômicos dos usuários de genética taurina, principalmente nos sistemas intensivos de produção. “Temos a necessidade de encontrar animais que apresentem forte crescimento, qualidade de carcaça e um menor consumo de matéria seca, ou seja, melhores conversores”, ressalta Almeida.

O CP CRV Lagoa vai coletar informações sobre conversão alimentar, crescimento, qualidade de carcaça, precocidade sexual, entre outros fatores, se configurando em um verdadeiro laboratório a céu aberto. Os dados coletados pelo GrowSafe serão utilizados para o cálculo de valores genéticos.

Marcelo Almeida informa que, ainda em 2011, será realizada uma avaliação de conversão alimentar. “Os animais precisam de 70 dias válidos no período de avaliação. Nossa expectativa é fazer dois grupos de avaliação ainda este ano”, conclui.

Vladimir Walk, diretor-presidente da CRV Lagoa, ressalta que a empresa está comprometida com o crescimento sustentável da pecuária nacional. “Em 2011, ao completar 40 anos, a CRV Lagoa faz um grande investimento em um equipamento desse porte visando contribuir, ainda mais, para o crescimento da pecuária nacional e o aprimoramento das informações disponibilizadas à cadeia produtiva da carne”, destaca.

Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.