• Notícias

Ranchi comemora 15 anos com Leilão que será realizado durante a ExpoZebu 2011, em Uberaba (MG)

Thell de Castro Corte Zebu 12 de abril de 2011

Print Friendly and PDF



Clique aqui para fazer o download do Catálogo de Mesa do Leilão Noite da Raça em PDF

Clique aqui para conferir o informativo especial sobre o touro Ranchi (PDF)

Clique aqui para conferir o catálogo do Leilão Noite da Raça Genética Ranchi Ipê Ouro (PDF)

Clique aqui para conferir o catálogo virtual do Leilão

Desde setembro de 2006 na bateria da CRV Lagoa, Ranchi Ipê Ouro é um dos maiores reprodutores da história do Nelore brasileiro. O touro, que é de propriedade de Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, Ouro Fino e da própria Central, vai começar a comemoração dos seus 15 anos, que completará em novembro desse ano, em plena ExpoZebu 2011.

Para já celebrar a data, será realizado o Leilão Noite da Raça Genética Ranchi Ipê Ouro, às 20h, na Chácara Colorado, em Uberaba (MG). O remate está sendo organizado com o objetivo de ofertar ao mercado seus descendentes e também sêmen do reprodutor em condições especiais. Um dos destaques do evento será a aparição do próprio Ranchi através do moderno sistema de holografia. “A comemoração é especial, pois o Ranchi possui uma expressiva longevidade, completando 15 anos com uma progênie e fertilidade muito acima do normal para um animal dessa idade”, afirma Arnaldo.

Nascido em 15 de novembro de 1996, Ranchi vem da seleção Ipê Ouro, iniciada em 1906, por Rodolfo Machado Borges, tendo sua continuidade com Arnaldo Machado Borges em 1948 e, finalmente, Arnaldo Manuel Souza Machado Borges a partir de 1980.

Seu pedigree conta com grandes genearcas da raça, já que é filho de Myke (neto de Ludy) em vaca 1646 da MN. Produziu sêmen aos 17 meses e teve os primeiros filhos nascidos aos 28 meses. Em setembro de 1997, o reprodutor sagrou-se Reservado Campeão Bezerro da Expoinel, em Uberaba. Foi só o começo de sua trajetória de títulos. Oito meses mais tarde, em maio de 1998, Ranchi conquistou o Campeonato Júnior Menor e o título de Campeão Precoce da ExpoZebu daquele ano.

Em sua primeira participação como reprodutor no ranking da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), no biênio 1999/2000, aos 36 meses de idade, Ranchi se colocou entre os 15 melhores reprodutores da raça, sendo o mais jovem entre eles. Nas últimas 11 edições do ranking, desde 2000/2001, o touro se posiciona entre os 10 melhores da raça, confirmando a consistência de sua genética e homogeneidade da sua produção.

Em 2006, Ranchi iniciou uma nova etapa na sua trajetória, passando a integrar a bateria da CRV Lagoa. Ao ultrapassar a marca de 250 mil doses produzidas e comercializadas, em 2007, recebeu o Troféu Palheta de Ouro no Show de Genética. Atualmente, o reprodutor já produziu cerca de 400 mil doses.

Em julho de 2008, Ranchi teve 50% de sua posse adquirida pela parceria entre a Ouro Fino e a CRV Lagoa, durante o leilão da Fazenda Guadalupe, em Santo Antônio do Aracanguá (SP).

Ainda em franca produção de sêmen, Ranchi continua conquistando excelentes resultados através de sua progênie. No ranking ACNB 2009/2010, teve cinco filhas entre as 30 melhores matrizes: Bélgica I PO NI, Maharashi I J. Galera, Maharashi II J. Galera, Cyllana Colorado e Nitrila MRC.

Também é possível destacar resultados como o de sua filha Jupiá III Ouro Fino, que foi Campeã Fêmea Jovem da ExpoZebu 2010, Reservada Campeã Vaca Adulta da Expoinel 2010, 4ª Melhor Fêmea Adulta do Ranking ACNB 2009/2010 e destaque do Leilão Elo da Raça 2010, sendo comercializada por R$ 3,2 milhões, entre outros.

Ranchi, além das 400 mil doses produzidas, conta com números impressionantes: 91.978 filhos comunicados na ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), 2.394 filhos comunicados na ASOCEBU, na Bolívia, e 10.344 filhos avaliados no PMGZ – ABCZ/Embrapa.

Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa, destaca a importância de Ranchi na pecuária nacional. “É um grande reprodutor, que chega aos 15 anos em ótima forma. É um enorme prazer para a Central ser parceira do Arnaldinho e da Ouro Fino nesse excepcional animal”, declara. “Ranchi é pai de Grandes Campeões e sua progênie é uma referência no Nelore moderno. Desde sua chegada, a bateria da Casa do Zebu Provado ficou ainda mais completa”, completa.

Mais informações sobre Ranchi e a bateria de Nelore da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.