• Notícias

CRV Lagoa realiza 1º Curso de IATF em junho em parceria com a Tecnopec

Thell de Castro Serviços 18 de maio de 2010

Print Friendly and PDF

Atendendo pedido de profissionais de todo o Brasil, a CRV Lagoa, através de sua divisão de cursos e treinamentos, o Ensino Avançado CRV Lagoa, lança, em parceria com a Tecnopec, o 1º Curso de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo). A primeira edição do curso acontecerá entre os dias 17 a 19 de junho, na sede da Central, em Sertãozinho (SP).

O objetivo do curso é difundir a tecnologia da IATF, que vem revolucionando a inseminação artificial e o potencial do mercado nesse campo, suas vantagens e os critérios para utilizar a técnica. No conteúdo estão aulas teóricas, com conceitos sobre anatomia e fisiologia reprodutiva bovina, além de conhecimentos sobre os ciclos hormonais das fêmeas bovinas. Também haverá aulas práticas para procedimentos de protocolo.

Antonino Esteves, gerente de Desenvolvimento de Negócios da CRV Lagoa, explica que com a IATF a reprodução do rebanho fica sob o controle do pecuarista. “Ao usar essa técnica, as vacas protocoladas são inseminadas com data marcada e sem a necessidade de observar cios. O Curso vai abordar todos os pontos necessários para o sucesso da utilização da técnica”, comenta.

Entre as vantagens de utilização da IATF estão a possibilidade de inseminar um grande número de fêmeas em um curto espaço de tempo; otimização da mão de obra e programação dos trabalhos de IA, cuidados ao nascimento dos bezerros, repasse e manejo de touros; aumento do número de bezerros de IA, acelerando o melhoramento genético; antecipação da prenhez, reduzindo o intervalo entre partos e aumentando o número total de bezerros nascidos; possibilidade do nascimento e desmame em épocas mais favoráveis ao bezerro; padronização dos lotes de bezerros, obtendo melhores preços nas vendas; e economia na reposição de touros para repasse, pelo aumento do número de vacas prenhes de IA; entre muitos outras.

O público-alvo do curso é composto por médicos veterinários e o investimento para participar é de R$ 490 por aluno. Informações e inscrições com Cristiane Cervi através do telefone (16) 2105-2218 ou pelo e-mail cristiane.cervi@crvlagoa.com.br.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando cerca de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2007/2008, foram comercializadas 6,7 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, perfazendo um total de 135 milhões de euros.