• Notícias

CRV Lagoa participou da ExpoZebu 2010 com destaques no corte e no leite e grande procura pelo CRV Lagoa Embryo

Thell de Castro Institucional 13 de maio de 2010

Print Friendly and PDF

A CRV Lagoa participou da ExpoZebu 2010, realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 28 de abril e 10 de maio, e obteve excelentes resultados. Um dos destaques da Central no evento foi o programa CRV Lagoa Embryo, em conjunto com o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP). “Foram comercializados mais de 350 embriões das matrizes disponibilizadas da raça Nelore do IZ, comprovando o sucesso da parceria”, confirma Antonino Bosco, gerente Comercial da Central.

Através do programa CRV Lagoa Embryo, a central disponibiliza a outra metade que compõe a genética de um animal, oferecendo fêmeas cuidadosamente selecionadas e avaliadas, acasaladas com sêmen dos touros da bateria da Central.

Na pista de julgamento, Ranchi comprovou ser o melhor avô materno da atualidade através de Jupiá III Ouro Fino, que foi Campeã Fêmea Jovem e destaque do leilão Elo de Raça, onde ela teve 50% de sua posse comercializada por R$ 1,64 milhão. Uma das melhores fêmeas do ranking da ANCB, Jupiá III apresenta carcaça indiscutível, ótimos aprumos, beleza racial, fertilidade e funcionalidades comprovadas. “Além disso, conta com um currículo invejável nas pistas, tendo sido, por exemplo, Grande Campeã na Expoinel PR 2009”, completa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

Grande representante da raça Nelore nos últimos anos, Ranchi é conhecido no mercado pela enorme capacidade de imprimir seus atributos genéticos em seus filhos, que se destacam em plantéis da raça em todo o país. Considerado touro destacado na produção de sêmen convencional e sexado, Ranchi comercializou quase 300 mil doses em sua vida reprodutiva e recebeu o troféu Palheta de Ouro em 2008.

A CRV Lagoa também conta com novos reforços para sua consagrada bateria. Na raça Nelore, foram contratados os touros Épico FIV Pacaembu, que foi destaque na categoria Touro Jovem e tem excelente currículo em pistas; Doutor Santarém, que foi o Grande Campeão em Macaé (RJ) e na ExpoZebu foi Campeão Categoria Touro Sênior de 30 a 33 meses; Dubai, filho direto de Ranchi em vaca Bazué da Nelorama que possui pedigree diferenciado, sendo opção para diversos acasalamentos e foi destaque na categoria Sênior em Uberaba após o título de Reservado Grande Campeão em Rio Verde (GO); e Ehater, Grande Campeão em Rio Verde neste ano, com ótima carcaça aliada a uma excepcional caracterização racial.

No Guzerá, chega Segredo, continuidade da genética de Abaeté; já no Tabapuã, o reforço é Diamante, filho de Gedhá em vaca Viúvo, destaque na categoria Touro Sênior. Também tem reforço no Indubrasil: trata-se de Nitrato da NP, touro de 36 meses que foi Reservado Campeão Touro Sênior, filho de Capitão em vaca Premium. Segundo Ricardo Abreu, esse touro foi recomendado pelo corpo técnico da Uniube e fará parte do teste de progênie. “Todas essas contratações reforçam ainda mais a seleta bateria da CRV Lagoa, oferecendo sempre com muita variedade o melhor para os pecuaristas”, afirma.

Destaques também no segmento leiteiro

No segmento leiteiro a CRV Lagoa também conquistou grandes resultados. A bateria de Gir Leiteiro da CRV Lagoa reafirmou sua superioridade nos resultados do Teste de Progênie 2010, divulgados pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro) durante o evento. O touro CA Sansão é o primeiro do ranking, com PTA Leite de 583,9 kg. Também se destacaram Jaguar, em quarto lugar, com PTA Leite de 468,9 kg, Búzios, em sétimo, com PTA Leite de 422,5 kg e Puno, décimo, com PTA Leite de 381,2 kg.

Nas pistas, a progênie de CA Sansão também foi muito bem, especialmente suas filhas: Menta FIV Vila Rica (terceira melhor bezerra); Areada da Jasdan (Reservada Campeã Novilha Maior); CA Flauta TE (Reservada Vaca Jovem); Aldeia FIV DP (Terceira Melhor Vaca Jovem) e Ameixa de Brasília (Reservada Campeã Vaca Sênior).

Um filho de CA Sansão também se destacou: CA Gigante foi o Campeão Touro Jovem e o Reservado Grande Campeão da raça na exposição.

Escol TE Silvania, recente reforço da bateria da CRV Lagoa, sagrou-se Campeão Touro Adulto e foi o terceiro melhor touro da raça. Vaidosa TE Comapi, filha de Jaguar, sagrou-se Campeã Bezerra. Já Gatinha FIV F. Mutum, filha de Astro, foi Campeã Fêmea Jovem e Reservada Grande Campeã. Imato F. Mutum, filho de Fardo, foi Campeão Bezerro. “Esses resultados confirmam a grande força da bateria da CRV Lagoa no Gir Leiteiro. Parabenizamos os criadores pelas conquistas”, finaliza Wiliam Tabchoury, gerente de produto Leite da Central.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando cerca de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2007/2008, foram comercializadas 6,7 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, perfazendo um total de 135 milhões de euros.