• Notícias

Xangô COL, destaque da bateria Nelore da CRV Lagoa, alcança a marca de 65 mil doses comercializadas

Thell de Castro Corte Zebu 9 de dezembro de 2009

Print Friendly and PDF



O touro Xangô COL, de criação e propriedade da Colonial Agropecuária e integrante da bateria Nelore da CRV Lagoa atingiu a impressionante marca de 65 mil doses de sêmen, entre convencional e sexado, comercializadas em apenas três anos e sete meses. “São números fantásticos, porque, contabilizando o resultado por ano, são quase 20 mil doses”, ressalta Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da Central.

Xangô tem prova espetacular para desmame. Com mais de 250 equivalentes-progênie no Sumário PAINT Consolidado 2009, é o 2º melhor para Índice Desmana, 3º para Precocidade à desmama e ao sobreano. É líder para Musculosidade a desmam e GND, sendo Deca 1 em seis características. Também se destaca no Sumário ANCP 2009, no Sumário Aliança 2009 e no Sumário Embrapa 2008. Alia beleza racial com características de carcaça evidentes, como velocidade de ganho de peso, musculatura e frame moderado. É indicação direta em fêmeas das linhagens Iguaçu, Visual, 1646 da MN, Rambo e IZ.

José Aparecido Mendes, superintendente da Colonial Agropecuária ressalta as qualidades de Xangô e comemora o resultado. “Um touro como o Xangô COL não é apenas um reprodutor de números fantásticos, mas também de uma morfologia excepcional. Sendo assim, sua genética interessa a todo o criador de Nelore que tem um trabalho voltado para resultados econômicos”, ressalta.

“É um grande destaque essa marca, que comprova o grande trabalho de seleção da Colonial Agropecuária e orgulha toda a equipe da CRV Lagoa, que democratiza essa genética através da inseminação artificial. A parceria entre a Colonial e a CRV Lagoa é campeã”, conclui Abreu.

Sobre a CRV Lagoa

A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando cerca de 2 milhões de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Gestor Leite (melhoramento genético para bovinos de leite), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.

A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2007/2008, foram comercializadas 6,7 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, perfazendo um total de 135 milhões de euros.