• Centro do Saber

Manuseio de botijões

CRV Lagoa Centro do Saber



PERGUNTAS FREQUENTES

É POSSÍVEL SUBSTITUIR O PLUG OU "ROLHA" DO BOTIJÃO POR OUTRO MATERIAL?
Não, o plug ou "rolha" que acompanha o botijão não deverá ser substituído, pois é constituído de material e formato adequado para que ocorra o controle da evaporação e da pressão do botijão.

COMO IDENTIFICAR UM BOTIJÃO QUE NÃO SEGURA MAIS NITROGÊNIO LÍQUIDO?
Um consumo elevado de nitrogênio indica problemas no botijão. A formação de gelo ou umidade condensada sobre qualquer superfície externa também indica defeito no botijão. Caso haja formação de gelo no gargalo não tente removê-lo com objetos pontudos. Procure a Assistência Técnica.

O BOTIJÃO PODE SER PERSONALIZADO?
Apenas adesivos podem ser utilizados. Não use solda ou rebites para fixar qualquer tipo de identificação, pois isso pode provocar perda de vácuo.

COMO PROCEDER PARA RESFRIAR UM BOTIJÃO QUE ESTEJA EM TEMPERATURA AMBIENTE, OU SEJA, FORA DE USO?
Colocar cuidadosamente, com auxílio de um funil, 0,5 (meio) litro de nitrogênio e aguardar aproximadamente 30 minutos. Completar o nível. Aguardar no mínimo 24 horas para verificar a taxa de evaporação.

ONDE DEVE SER MANTIDO O BOTIJÃO?
Deve-se, de preferência, deixá-lo no local onde será utilizado, tomando as devidas precauções para evitar a incidência de raios solares, umidade ou produtos químicos.

O BOTIJÃO PODE SOFRER PANCADAS?
Não, de maneira alguma, pois uma pancada pode provocar a perda do vácuo, mesmo sem apresentar danos externos aparentes.

COMO DEVE SER TRANSPORTADO O BOTIJÃO?
O botijão deve ser transportado, dentro de uma caixa de madeira, bem preso na posição vertical mesmo quando estiver vazio (sem sêmen e/ou nitrogênio). Cuidado: ao transportar o botijão em automóvel de passeio, certificar-se da existência de uma abundante ventilação.

O NITROGÊNIO LÍQUIDO UTILIZADO É VENENOSO? FAZ MAL A SAÚDE? É PERIGOSO?
Sua temperatura é extremamente baixa (-196 graus Celsius) e seu contato causa queimaduras. Portanto, evite o toque direto com o nitrogênio líquido ou peças metálicas que estejam em contato com o líquido. Sua evaporação produz uma grande quantidade de nitrogênio gasoso. Não derrame em recinto fechado, isso pode provocar asfixia pela redução da quantidade de oxigênio.

QUANTO TEMPO DURA O NITROGÊNIO NO BOTIJÃO E QUANDO REABASTECÊ-LO?
A duração depende do modelo do botijão. Consulte o catálogo. Reabastecê-lo no mínimo quando o nível da régua atingir 15 (quinze) centímetros. Faça a leitura a cada 3 dias.

UM BOTIJÃO PODERÁ FICAR ESTOCADO SEM NITROGÊNIO POR MUITO TEMPO?
Sim, ao enchê-lo novamente siga corretamente os procedimentos de resfriamento.

HÁ GARANTIA DO BOTIJÃO?
Sim, consulte o certificado de garantia que acompanha o produto para verificar as condições e procedimentos de garantia.

COMO RETIRAR O SÊMEN DO BOTIJÃO?
Após escolher o sêmen do touro que usará, localize em qual caneca ele está, abra a tampa do botijão, levante essa caneca no máximo até 7 centímetros abaixo da boca do botijão e com auxílio de uma pinça retire o sêmen. Não gaste mais que 5 segundos nessa operação.