• Notícias

Morre Napolitano, destaque da bateria Girolando da CRV Lagoa; conheça seus sucessores

Thell de Castro Leite Zebu 22 de setembro de 2017

Print Friendly and PDF



A pecuária brasileira perdeu o grande reprodutor Napolitano TE Terra Vermelha, destaque da bateria Girolando da CRV Lagoa, com mais de 232 mil doses comercializadas, sendo 177 mil de sêmen convencional e 55 mil de sêmen sexado. Nascido em 14 de setembro de 2008, Napolitano pertencia a Joaquim José da Costa Noronha (Kinkão) e Erik Carbonari.

Girolando ¾ consagrado pela sua genealogia, Napolitano era filho de December, lendário touro holandês da CRV, e da recordista Quartinha, que tem uma das maiores lactações encerradas da raça, com 22.798 kg. Também era irmão materno de Lalila, doadora ¾ que está entre as Top 1000 da raça, e Harmonia, mãe de diversas filhas no Top 100 do Sumário de Vacas Embrapa Girolando 2016, dentre elas a número 1, Máxima Harmonia.

Para atender aos objetivos dos produtores brasileiros, a CRV Lagoa conta com excelentes opções apontadas como sucessores de Napolitano:

SEGREDO TE TERRA VERMELHA



Segredo possui em seu pedigree uma das famílias mais consistentes da raça Girolando. Filho da grande matriarca Quartinha Terra Vermelha, que possui lactação de 22.798 kg, com média superior a 76 kg, com o reconhecido touro Crockett - Acres B Bronson-ET, especialista em qualidade de sistema mamário, longevidade e produção de leite. Segredo é uma das grandes apostas para a nova geração de touro Girolando ¾ da CRV Lagoa. Irmão materno do touro Napolitano, acreditamos no potencial genético para elevada produção e longevidade de suas filhas. A previsão para seu resultado no teste de progênie é para o ano de 2022.

ALADO BLITZ FIV JM MONTE ALVERNE



Destaque entre os touros jovens da bateria de Girolando ¾ da CRV Lagoa, Alado é filho da recordista de produção Botique JM Monte Alverne com o touro Fustead Emory Blitz-ET. Botique, com lactação de 21.596 kg de leite, possui o Valor Genético de 1.695,62 kg, sagrou-se Grande Campeã do Concurso leiteiro da Megaleite 2012 com média de 86,85 kg. A irmã própria de Alado, Africana Blitz FIV JM Monte Alverne ocupa a 25ª posição no Sumário de Vacas Embrapa Girolando/17 com Valor Genético de 2.238,53 kg. A padronização e produtividade de suas filhas é o ponto mais forte deste reprodutor. A previsão para o seu resultado no teste de progênie é para o ano de 2020.

FARROK FIV CÓRREGO BRANCO RIO DO LEITE



Filho da consagrada Mexerica Santa Luzia com o touro Torpedo Bolton Santa Luzia, reúne em seu pedigree a produtividade, fertilidade e longevidade. Mexerica tem lactação superior a 16.000 kg de leite e apresenta Valor Genético de 2.153,02 kg. Touro homozigoto A2A2 para Beta-caseína, Farrok é uma ótima opção para quem busca vacas funcionais e harmônicas. A previsão para seu resultado dentro do teste de progênie é para o ano de 2020.

HONORATO FIV HALEY GAM



Bárbara Teatro Pedra, recordista nacional de produção com lactação de 22.914 kg de leite, e De-su Altahaley-ET são os pais do touro Honorato FIV Haley GAM. Com pedigree consistente para produção de leite e fertilidade, Honorato é um dos grandes touros da bateria Girolando ¾ CRV Lagoa. A previsão para o resultado do seu teste de progênie é no ano de 2023.