• Notícias

CRV Lagoa lançou SireMatch Girolando na Megaleite 2017

Thell de Castro Leite Zebu 18 de julho de 2017

Print Friendly and PDF



Durante a 14ª edição da Megaleite, maior feira de pecuária leiteira do Brasil, realizada entre os dias 28 de junho e 1º de julho, em Belo Horizonte (MG), a CRV Lagoa lançou o SireMatch Girolando, mais completo programa de acasalamento do mercado.

O SireMatch é um software que combina dados de pedigree e pontuação de 16 características lineares com o valor genético de reprodutores, indicando o acasalamento mais apropriado para cada fêmea, de acordo com o objetivo de seleção e buscando maximizar o progresso genético do rebanho.

Desenvolvido na Holanda pela CRV e presente em 60 países, o programa, que utiliza metodologia cientifica, trabalha com as raças Jersey e Holandês há mais de 30 anos. No Brasil, após 12 anos de experiência com as duas raças, a Central passa a oferecer o SireMatch à raça Girolando, trabalhando com informações de genealogia, avaliação presencial dos animais, controle zootécnico, dados das associações e valores genômicos do Clarifide Girolando, da Zoetis.

Os objetivos de seleção previamente definidos do SireMatch trabalham com as características de Pernas e Pés, para rebanhos que buscam melhorar o composto de pernas e pés ou possuem elevada demanda de deslocamento (pastejo, locomoção etc.); Úbere, recomendado para rebanhos cuja prioridade é a melhoria do sistema mamário, seja por deficiência dos animais ou pela elevada exigência do sistema de produção; e Tipo, indicado para rebanhos bons de úberes e pernas e que buscam a obtenção de animais funcionais.

Dentre os benefícios do programa, destacam-se maior progresso genético e uniformidade; controle de endogamia e defeitos genéticos; maior assertividade com a opção de três objetivos de seleção; melhoria da conformação, com dados de estatura, capacidade corporal, úbere (composto), pernas e pés (composto) e pigmentação; além de gerar produtos passíveis de registro dentro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG).

Willian Tabchoury, gerente de Contas Leite da CRV Lagoa, explica que o programa foi adaptado pela CRV Lagoa para atender às necessidades dos produtores brasileiros, com o objetivo de melhorar a genética dos rebanhos leiteiros. “O SireMatch Girolando é uma grande inovação e um benefício para todo criador da raça, pois promove um acasalamento inteligente para resultar num rebanho mais eficiente”, destaca.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com mais de 143 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia, Reino Unido e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.